O Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) disponibilizou 7.2 milhões de meticais (106 mil euros) para “reforçar e acelerar” a investigação de casos de violência contra crianças e mulheres em Moçambique, anunciou terça-feira a entidade.

O valor serviu para a compra de equipamentos para o Serviço Nacional de Investigação Criminal (Sernic) de Moçambique, entregues pelo Unicef, esta terça-feira.

Espera-se que os equipamentos contribuam para a melhoria de acesso e a aceleração das investigações de casos de violência contra as crianças e violência baseada no género em Moçambique”, referiu o Unicef numa nota enviada à comunicação social também esta terça-feira.

O equipamento é composto, entre outros, por motos, secretárias, impressoras e computadores, que deverão ser distribuídos pelo país.

O montante deverá ser usado também para a sensibilização e formação dos funcionários do Sernic na resposta à violência contra a criança, referiu o Unicef.

Uma criança foi vítima de violação sexual a cada seis horas em Moçambique entre janeiro e setembro de 2020, de acordo com os últimos dados avançados pela organização não-governamental (ONG) World Vision, citando dados do Comando Geral da Polícia da República de Moçambique.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR