Herbert Diess, o CEO da Volkswagen AG, a empresa que aglutina as diferentes marcas do maior grupo europeu e o segundo maior à escala mundial, concedeu uma entrevista ao programa de televisão 60 Minutes. Durante uma hora, Diess discutiu o actual momento da indústria automóvel, defendeu a sua estratégia para recuperar a empresa que dirige e falou sobre a concorrência, nomeadamente a Tesla. E isto despoletou uma troca de tweets com Elon Musk, o CEO da Tesla.

Durante alguns anos, os CEO de uma mão-cheia de construtores de veículos, o que inclui alguns dos maiores europeus – que não a Volkswagen – ocuparam parte do seu tempo prevendo a falência para breve da Tesla. O tempo acabou por não confirmar as suas teorias e os anos seguintes passaram-nos a correr atrás do prejuízo, ou seja, do atraso com que iniciaram a aposta na mobilidade eléctrica. Ao contrário destes concorrentes, também eles especializados em motores de combustão, a VW conduzida por Diess foi mais célere a adaptar-se, utilizando a Tesla como benchmarking.

Herbert Diess começou por admitir no 60 Minutes que “a Tesla está muito à frente da Volkswagen na venda de eléctricos e está a crescer mais depressa do que nós e a correr mais riscos”, confessando ainda que “é salutar ter um novo concorrente na Alemanha”, referindo-se à Gifafactory que a Tesla inaugurou recentemente em Berlim, a sua primeira fábrica na Europa. Estes comentários deram origem a um tweet de Musk, em que este escreveu que “a VW tem muita sorte em ter alguém como Diess aos comandos”, salientando a “sua estratégia para a electrificação”.

A isto o CEO da Volkswagen AG agradeceu noutro tweet: “Obrigado, Elon, por pensar sempre com originalidade, por reforçar a capitalização da nossa indústria e por ajudar a eliminar a burocracia germânica”.

De recordar que o Grupo VW já tem no mercado uma interessante frota de veículos 100% eléctricos concebidos sobre plataformas específicas, divididos pela Audi, Cupra, Porsche, Skoda e VW, a que se vão juntar ainda este ano uma nova família de modelos de maiores dimensões, não construídos sobre a plataforma para eléctricos MEB, mas já sobre a nova Premium Platform Electric (PPE).

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