A Ucrânia demoliu na tarde desta terça-feira um monumento da era soviética no centro de Kiev, que simbolizava a amizade russo-ucraniana.

A estátua de bronze, com oito metros, foi erguida em 1982 debaixo do “Arco da Amizade do Povo” para celebrar a “reunificação da Rússia e da Ucrânia” e para comemorar o 60.º aniversário da União Soviética.

“Vemos agora o que esta ‘amizade’ é — a destruição de cidades ucranianas, a morte de milhares de pessoas pacíficas. Estou convencido que este monumento tem agora um significado completamente diferente”, afirmou o presidente da câmara de Kiev Vitali Klitschko, citado pela agência Reuters.

O monumento tinha duas figuras, que representavam um trabalhador russo e um trabalhador ucraniano, a segurar a estrela da Ordem Soviética da Amizade dos Povos. À medida que a estátua caía, um grupo de cerca de 100 pessoas aplaudia e gritava “Glória à Ucrânia”.

“Oito metros de metal da designada ‘amizade dos dois povos’ desmantelados. E o que é simbólico (…) a cabeça do operário russo caiu”, assinalou ainda, no Telegram, Vitali Klitschko.

O autarca da capital ucraniana justificou a decisão de derrubar o monumento com a intenção de Moscovo em destruir a Ucrânia com a guerra, que começou em 24 de fevereiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR