O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, deslocou-se, esta terça-feira, ao hospital pediátrico de Okhmatdyt, onde visitou dois órfãos, Ilya Matvienko e Kira Obedinska, que perderam os pais em Mariupol e que foram depois levados pelas forças russas.

Ilya Matvienko, um menino de 10 anos, perdeu os pais após os bombardeamentos em Mariupol, na sequência dos quais ficou gravemente ferida. Perdeu a capacidade de andar, mas os médicos garantiram ao Presidente ucraniano que a criança irá recuperar.

Já Kira Obedinska, uma jovem de 12 anos, perdeu o pai, campeão de polo aquático e antigo capitão da equipa nacional. A mãe da menina já morreu há alguns anos. A menina vive agora com o avô, que foi treinador da seleção ucraniana de polo aquático.

Transportados pelas forças russas para território incerto, as crianças voltaram à Ucrânia pela insistência das autoridades ucranianas e entregues a familiares.

Na sua visita ao hospital, Volodymyr Zelensky distribuiu cabazes, com produtos como iPhones ou iPads. Além disso, condecorou os médicos do hospital pediátrico.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR