O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, teve esta quinta-feira uma “longa conversa” por telefone com o seu homólogo indonésio, Joko Widodo, durante a qual se falou “de prever oportunamente visitas a nível de chefes de Estado”.

Esta informação consta de uma nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, segundo a qual a conversa de Marcelo Rebelo de Sousa com o chefe de Estado e de Governo da Indonésia, Joko Widodo, aconteceu “a solicitação deste”.

De acordo com a Presidência da República, “foram discutidos temas relativos à situação socioeconómica mundial e à evolução geoestratégica, no momento em que a Indonésia preside ao G20”.

No plano bilateral, “foi sublinhada a importância de reforçar os laços em particular económicos, bem como de prever oportunamente visitas a nível de chefes de Estado”.

“Durante a longa conversa, foram abordados diversos temas de interesse mútuo, designadamente a situação de guerra na Ucrânia e respetivo impacto social, económico e geoestratégico, tendo ambos sublinhado a importância da paz e do rápido fim do conflito”, lê-se na mesma nota.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Marcelo Rebelo de Sousa tem prevista uma deslocação a Timor-Leste daqui a menos de um mês para participar nas comemorações do 20.º aniversário da independência e assistir à posse de José Ramos-Horta como Presidente timorense.

Esta será a sua primeira visita a Timor-Leste enquanto chefe de Estado.

José Ramos-Horta irá tomar posse, pela segunda vez, como Presidente da República em 20 de maio, data em que Timor-Leste celebra 20 anos da restauração da independência, conseguida após uma luta de libertação contra a ocupação indonésia.