Um condutor de um Honda Fit, similar ao Jazz que se comercializa no mercado europeu, fez tudo bem. Ao ver um camião de cimento parado num semáforo vermelho, parou também, reservando uma distância de segurança para evitar os salpicos de cimento que, por vezes, saltam do veículo pesado no momento do arranque, tanto mais que a betoneira estava a girar. Mas foi embatido na traseira por um segundo camião, no caso um semi-reboque carregado, provavelmente com terra ou areia, que nem sequer tentou travar para o semáforo.

O vídeo, publicado pelo South China Morning Post, regista o acidente que ocorreu na província chinesa de Fujian, envolvendo um Fit de 3ª geração, produzido entre 2013 e 2020. No pequeno utilitário seguiam o condutor e um passageiro, felizmente sentado no banco da frente. Ambos sentiram um forte impacto na traseira, que atirou o carro para a frente, antes de voltar a ser empurrado até ser esmagado contra o camião-betoneira.

Estimando o peso de qualquer um dos camiões acima das 20 toneladas, por estarem carregados, é fácil concluir que o automóvel não teria grandes hipóteses de proteger os seus ocupantes. Mas entre as estruturas deformáveis do Honda, destinadas a absorver parte da energia do impacto, a célula de sobrevivência, que manteve um espaço mínimo a bordo, e a sorte de existir um espaço livre sob a estrutura da betoneira, a realidade é que os dois ocupantes conseguiram escapar sem ferimentos graves.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR