A invasão da Ucrânia pelas tropas comandadas por Vladimir Putin é “uma brutalidade do tipo mais frio e depravado”, disse John Kirby esta sexta-feira à noite, numa conferência de imprensa que está a ser reproduzida em todo o mundo. O porta-voz do Pentágono, que antes desempenhou as mesmas funções no Departamento de Estado, surpreendeu ao emocionar-se a meio de uma declaração.

Em resposta às perguntas dos jornalistas, Kirby criticou os ataques indiscriminados de Putin sobre a população ucraniana — “sobre pessoas inocentes, sobre não-combatentes, sobre civis”, disse —, e a “crueldade”, a “violência” e, repetiu, a “depravação” que, pelas mãos dos russos, grassam neste momento na Ucrânia.

A seguir, o porta-voz do Pentágono chegou mesmo a emocionar-se e teve mesmo de se interromper durante breves segundos. “É difícil olhar para o que ele está a fazer na Ucrânia, para o que as forças dele estão a fazer na Ucrânia, e achar que algum indivíduo com ética e moralidade poderia alguma vez encontrar justificação para isso”, disse.

“É difícil olhar para algumas das imagens e imaginar que um líder bem pensante, sério e maduro poderia fazer uma coisa destas. Não posso falar sobre o seu estado psicológico, mas acho que todos podemos falar sobre a sua depravação.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR