789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

O fantasma de Kiev. Como começou o mito do "super herói vingador" que a Ucrânia já veio desmentir

Este artigo tem mais de 1 ano

Lenda do piloto que teria abatido 40 aviões russos sozinho foi alimentada por autoridades, políticos, redes sociais. Afinal, confirma a força aérea, não passa de um mito para levantar moral.

caça Boeing EA-18G Growler
i

Fantasma de Kiev teve várias identidades a circular

SOPA Images/LightRocket via Gett

Fantasma de Kiev teve várias identidades a circular

SOPA Images/LightRocket via Gett

A imagem parece épica: nos céus de Kiev, um piloto solitário engana e derrota todas as probabilidades, voando agilmente e atacando com eficácia os aviões da inimiga Rússia. Vai conseguindo destruir cada vez mais: primeiro são cinco, depois sete, por fim já 40 os aviões que abate sozinho pelos céus da capital ucraniana.

A história mítica — alimentada com fotografias e vídeos pelas próprias autoridades ucranianas — vai ganhando tração, gera cada vez mais comentários de admiração nas redes sociais e chega a um triste final com a morte do suposto “fantasma de Kiev”, assim batizado também pelas tropas da Ucrânia. O problema é que esse “fantasma”… não existe.

O fim do mito foi confirmado pelas próprias Forças Armadas ucranianas, que decidiram desfazer o que muitos já consideravam uma espécie de “lenda urbana” e, principalmente, uma história propagandística para dar força a um país (e um exército) sob ataque.

“Pedimos à comunidade ucraniana para não negligenciar as regras básicas de higiene da informação“, pode ler-se numa publicação no Facebook da força aérea que pede que as pessoas verifiquem primeiro as “fontes da informação” que partilham. E negam que o tal “fantasma de Kiev” seja, como se vinha especulando, o major Stepan Tarabalka, que morreu a 13 de março, aos 29 anos, a pilotar o seu avião de combate MiG-29.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Fantasma não é uma pessoa, mas um “espírito coletivo”

Quem é, então, o fantasma de Kiev? A resposta pode desiludir quem acreditou no mito, mas é dada pelo próprio exército ucraniano: “O fantasma de Kiev está vivo, representa o espírito coletivo dos pilotos altamente qualificados da brigada de aviação tática que estão a defender com sucesso a região de Kiev”. Em resumo: “O fantasma de Kiev é um super herói — uma lenda e personagem criada pelos ucranianos”.

Mistério desfeito: o fantasma de Kiev será então uma espécie de personagem composta, um mito que este domingo já passou a ter direito a uma página de Wikipédia própria e que desde março se foi tornando parte do imaginário desta guerra. Mas a ideia de que se trataria de um piloto específico (com competências fora do comum) não surgiu do nada.

Estávamos no fim de fevereiro quando a invasão da Ucrânia por parte da Rússia começou e, na altura, todas as comparações tornavam evidente o que parecia tratar-se de um conflito de David contra Golias, em termos de poderio militar. Só no caso dos aviões de combate, por exemplo, a desproporção era de 1.328 aparelhos russos para apenas 146 ucranianos, como o Observador explicava aqui.

Um combate desigual em todas as frentes. Rússia ataca Ucrânia com “maior poderio militar desde a dissolução da União Soviética”

Daí que a ideia de um único piloto que conseguia abater dezenas de aviões inimigos sozinho se tenha espalhado como uma espécie de lenda, usada, como conta a BBC, como estratégia de marketing por fábricas de peças de aviões e até em t-shirts. Mas as fontes oficiais fizeram o mesmo: logo no início da invasão, o Serviço de Segurança da Ucrânia publicou a imagem de um caça na rede social Telegram, falando num “anjo” dos céus que deitara abaixo dez aviões russos.

Surgiu depois um vídeo de um avião ucraniano a perseguir um russo e a conseguir abatê-lo — mas, como conta um fact check feito pela rádio alemã Deutsche Welle, a imagem tratava-se, na verdade, de uma sequência retirada de um videojogo, o Digital Combat Simulator World, como acabou por confirmar a própria pessoa que publicou o vídeo. “Se ele for real, que Deus esteja com ele; se é falso, rezo por mais como ele”, escrevia este utilizador no Youtube, referindo-se ao fantasma de Kiev.

As próprias Forças Armadas ucranianas chegaram a publicar uma foto de um piloto com uma viseira negra e uma máscara de oxigénio a bordo de um caça MiG-29, identificando o homem como o fantasma de Kiev e juntando-lhe uma promessa — ou ameaça — escrita: “Olá, inimigo russo, vou voar [em perseguição] pela tua alma”.

Noutra ocasião, logo no fim de fevereiro, publicavam a seguinte mensagem no Twitter: “Dezenas de pilotos experientes, do capitão ao general que estava na reserva, voltaram para a Força Aérea. Quem sabe, talvez um deles seja o vingador aéreo no MiG-29, que tem sido avistado pelos habitantes de Kiev.”

O antigo presidente ucraniano Petro Poroshenko também contribuiu para alimentar o mito ao identificar o suposto fantasma numa fotografia de um piloto não identificado, com um capacete posto, e uma descrição animadora: “Com combatentes tão fortes, a Ucrânia vai de certeza vencer!”. Como o Observador explicava aqui, a fotografia era antiga, publicada três anos antes pelo ministério da Defesa ucraniano, e retratava apenas um piloto a fazer um voo de teste.

Além do major Stepan Tarabalka, que recebeu um louvor póstumo das autoridades ucranianas, também se chegou a especular que o fantasma de Kiev se chamaria Vladimir Abdonov, um suposto militar que aparecia em várias fotografias.

Mas, como a Deustche Welle explicava no mesmo fact check, muitas das fotografias eram, na verdade, montagens, usando imagens de aviões das forças aéreas do Canadá, por exemplo. Chegou a haver uma fotografia que usava o corpo de um militar ucraniano que já morreu — Vitaliy Skakun, também premiado postumamente por ter feito explodir uma ponte para travar os avanços russos e morrido na explosão — mas a cara de um advogado de Buenos Aires — que, no Twitter, chegou a brincar com a situação.

À BBC, especialistas militares explicaram que seria no mínimo improvável que um piloto tivesse conseguido abater 40 aviões sozinhos. O historiador militar da Ucrânia Mikhail Zhirohov classificou a história como “propaganda para levantar a moral”, explicada pela desproporção das forças: “É essencial termos esta propaganda, porque as nossas forças armadas são mais pequenas, e muitos acham que não conseguimos igualá-los. Precisamos disto em tempos de guerra”.

Lviv Remains Haven And Staging Ground As Russia Focuses Assault On Eastern Ukraine

T-shirt vendida em Lviv com alusão ao fantasma de Kiev

Getty Images

Outro especialista, que falou sob anonimato, explicou que a história “ajudou a levantar a moral numa altura em que as pessoas precisam de histórias simples“.

No meio da propaganda e da contra-informação, é difícil dizer exatamente quais as perdas que as forças aéreas de cada lado já sofreram desde o início da guerra. A Ucrânia garantia a 30 de abril que a Rússia já teria perdido 190 aviões e 155 helicópteros, mas analistas independentes apontam para poucas dezenas de aparelhos abatidos, sem que seja possível confirmar com certeza os números, já que alguns aviões caem em território russo.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora