Fechada a contabilização dos veículos vendidos em todos os países europeus nos primeiros três meses do ano, é altura de se tirar a limpo quais foram os modelos preferidos dos condutores do Velho Continente. Já aqui falámos das marcas mais vendidas de Janeiro a Março, mas agora podemos avançar os dados relativos às vendas por modelo, tanto entre os 100% eléctricos (BEV), como os híbridos plug-in (PHEV).

Limitada pela pandemia e pela falta de chips, a indústria automóvel somou a guerra na Ucrânia, que marcou os dois últimos meses do trimestre. Tudo isto limitou a capacidade de produção dos diferentes construtores, para todos os modelos, incluindo os BEV e PHEV, equipados com baterias recarregáveis, o que explica que as vendas tenham ficado aquém do potencial dos veículos e do mercado.

Entre os BEV, de acordo com os dados revelados pelo EV Volumes Data, o modelo mais vendido em Março foi o Tesla Model 3, com 23.198 unidades, seguido do Tesla Model Y (19.500), Fiat 500e (6554), Kia e-Niro (5319) e VW ID.4 (5070). O ranking dos mais vendidos conta ainda com o Renault Zoe (4273), Peugeot e-208 (4270), Hyundai Kawai Electric (4204) e Audi Q4 e-tron (4146).

Se considerarmos os três primeiros meses de 2022, o Tesla Model 3 continua a manter a preferência dos europeus, com 32.901 veículos transaccionados, à frente do Tesla Model Y (26.637), Fiat 500e (13.931), Kia e-Niro (12.562) e VW ID.4 (11.138). A seguir surgem o Audi Q4 e-tron (10.947), Hyundai Kawai Electric (10.826) e o Renault Zoe (10.774).

O híbrido plug-in mais vendido em Março foi o Ford Kuga PHEV, com 4938 unidades, mas a liderança no trimestre favoreceu o Peugeot 3008 PHEV (11.056), à frente do Kuga PHEV (10.678).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR