Há muito que se conhece a insatisfação do Grupo Volkswagen com a actual situação da rede Ionity, que possui em conjunto com os grupos BMW, Mercedes, Hyundai/Kia e Ford, a que se juntou recentemente o investidor BlackRock. Daí que tenha sido sem grande surpresa que se acolheu a notícia da criação da parceria entre os alemães e a BP, para a criação de uma nova rede de postos de carga, denominados Volkswagem Flexpole.

Com uma potência de 150 kW e com uma arquitectura de dois pontos de carga para cada Flexpole, a VW e a BP pretendem criar uma rede com 8000 carregadores, sendo que 4000 serão distribuídos pela Alemanha e Reino Unido, com os restantes 4000 espalhados pelo resto da Europa. A nova rede deverá estar activa em 2024.

Os Flexpole apresentam a vantagem de não necessitar de um ramal com elevada potência disponível, uma vez que conjugam a energia retirada da rede com a energia acumulada nas baterias estacionárias que alimentam os carregadores.

Este investimento é uma boa notícia não por só incrementar a rede de postos de carga em termos absolutos, como por dar uma indicação valiosa (e dispendiosa) ao mercado, com o maior grupo europeu a investir em pontos de carregamento para veículos eléctricos, em vez de se limitar a exigir que seja a União Europeia, ou os diferentes países, a garantir a construção da necessária rede de carregadores, suportando os seus custos com dinheiros públicos.

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