Dois passageiros, de 62 e 69 anos, foram resgatados pela Marinha Portuguesa, por necessitarem de assistência médica urgente quando se encontravam a bordo do navio “MARELLA DISCOVERY”, a 1.337 quilómetros a sudoeste da Terceira, nos Açores, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a Marinha adianta que o alerta foi recebido às 11h18 de domingo, quando o navio de passageiros, com bandeira de Malta, estava a navegar a cerca de 718 milhas náuticas (1,337 quilómetros) a sudoeste da ilha Terceira.

Os dois passageiros, de nacionalidade britânica, foram avaliados pela equipa médica de bordo que “determinou a necessidade de evacuação urgente para assistência médica-hospitalar”, tendo-lhes sido diagnosticado “fibrilação atrial e crise hipertensiva”, avança a Marinha.

O resgate foi efetuado pela aeronave EH-101 da Força Aérea Portuguesa (FAP), com o navio a navegar a cerca de 210 milhas náuticas (337.96 quilómetros) a sudoeste da ilha Terceira.

Os dois passageiros foram transportados para o aeroporto da Base das Lajes, na Ilha Terceira, onde aterraram às 11h30 de segunda-feira e transferidos para unidade hospitalar.

A operação de resgate foi coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes) e o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU-MAR).

Estiveram também envolvidos nesta operação um helicóptero EH-101, uma aeronave C-295 da Força Aérea Portuguesa, uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil dos Açores e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, de acordo com o comunicado da Marinha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR