O realizador norte-americano Paul Schrader vai receber o Leão de Ouro de carreira do Festival de Cinema de Veneza (Itália), por ter “revolucionado a imagem, a estética e a linguagem do cinema americano”, anunciou esta quarta-feira a organização.

Não é exagero dizer que é um dos mais importantes cineastas americanos da sua geração, um realizador profundamente influenciado pelo cinema e cultura europeias e um argumentista teimosamente independente”, afirmou o diretor do festival de Veneza, Alberto Barbera, em comunicado.

Para o festival de Veneza, Paul Schrader, 75 anos, “move-se com confiança na indústria de Hollywood”, trabalhando tanto em nome próprio como para outros realizadores.

Schrader, que começou por ser crítico de cinema, estreou-se como realizador em 1978 com o filme “Blue Collar”, dois anos depois de ter assinado o argumento de “Taxi Driver” (1976), para Martin Scorsese, realizador com quem voltou a trabalhar nos anos seguintes, nomeadamente em “O touro enraivecido” (1980).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em 2017, Schrader esteve em competição em Veneza com o filme “No coração da escuridão”, que também lhe valeu uma nomeação para os Óscares, na categoria de argumento original.

Paul Schrader, realizador de “American Gigolo” (1980) e “Perigo Incerto” (1992), estreou em 2021 em Veneza o filme “The Card Counter: O Jogador”.

A 79.ª edição do Festival de Cinema de Veneza está prevista de 31 de agosto a 10 de setembro.