A Comissão Europeia desafiou esta quarta-feira jovens a apresentarem propostas de ações para desenvolver as suas regiões ultraperiféricas (RUP), que serão financiadas por Bruxelas, num orçamento total de um milhão de euros.

Segundo um comunicado, a verba de um milhão de euros será atribuída a um mínimo de 70 projetos selecionados, que serão elegíveis para receber um financiamento compreendido entre 5.000 e 10.000 euros.

Os projetos deverão ainda ser de pequena dimensão e com uma duração limitada a 12 meses.

Os jovens podem tornar-se agentes de mudança, empresários e inovadores nas suas comunidades locais“, referiu a comissária europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Queremos dar aos jovens das regiões ultraperiféricas a oportunidade de serem os arquitetos do seu próprio futuro. Esta é uma oportunidade para desenvolver ações que farão a diferença nestas regiões particularmente remotas e vulneráveis”, salientou também.

O desafio divulgado esta quarta-feira é a primeira etapa de um projeto de dois anos, que, no quadro do Ano Europeu da Juventude 2022, apoiará pelo menos 70 ações de jovens dos 15 aos 24 anos.

A União Europeia (UE) inclui nove regiões ultraperiféricas que estão geograficamente muito afastadas do continente europeu.

As RUP são os Açores e a Madeira (Portugal), as ilhas Canárias (Espanha) e a Guiana Francesa, Guadalupe, Martinica, Maiote, Reunião e São Martinho (França).