Uma pequena localidade na ilha de Sicília, em Itália, está a tornar-se lentamente na “Little America” (Pequena América) do país. O motivo pelo qual Sambuca di Sicilia se tornou numa espécie de bairro americano vem das várias ofertas imobiliárias quase a custo zero e de um desejo em revitalizar novamente a localidade, depois de a arquitetura local se ter degradado e ter transformado o local numa vila em ruínas.

O trocadilho, do original “Little Italy” (Pequena Itália), remonta à alcunha dada aos bairros com uma grande população de imigrantes italianos, semelhante ao termo Chinatown ou Koreatown, que designa áreas onde residem cidadãos chineses ou coreanos.

Para incentivar a renovação de Sambuca di Sicilia, a câmara municipal colocou à venda diversas moradias pelo valor de 1 e 2 euros, atraindo muitos compradores. O primeiro lote, com 16 casas a um euro, foi colocado à venda em 2019. Em Julho de 2021, outras 10 habitações foram vendidas por dois euros.  O leilão levou a que as casas fossem vendidas por valores entre os 500 e sete mil euros.

Segundo explicou à CNN Giuseppe Cacioppo, o vice-presidente da câmara, a maioria dos compradores são da América do Norte, e muitos terão inclusive adquirido as casas sem ver nenhuma fotografia dos imóveis.

Digamos que quase 80% das pessoas que nos contactaram ou são dos Estados Unidos ou são americanas”, revelou. “Há um grande interesse de compradores americanos que felizmente não tem diminuído. A pandemia tem sido um desafio em realizar novas vendas, mas tivemos sorte, tudo correu bem.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR