O governador do Banco de Portugal e ex-ministro das Finanças, Mário Centeno, deseja a “maior sorte” ao antigo colega de governo João Leão na candidatura ao cargo de diretor executivo do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE). Centeno acredita que Leão “fará um excelente trabalho nessas funções”.

Numa conferência de imprensa esta quinta-feira sobre a evolução da economia em 2021, o agora governador do Banco de Portugal foi questionado sobre a candidatura de João Leão ao MEE e mostrou apoio ao ex-colega do Ministério das Finanças. “Estou certo que João leão fará um excelente trabalho nessa funções”, disse.

João Leão é candidato à liderança do Mecanismo Europeu de Estabilidade

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

João Leão foi secretário de Estado do Orçamento quando Mário Centeno era ministro das Finanças. Com a saída de Centeno, Leão subiu a ministro, saindo do Executivo em março deste ano, com a tomada de posse do novo Governo.

Esta segunda-feira, o presidente do Eurogrupo confirmou que João Leão é um dos quatro candidatos ao cargo de diretor executivo do MEE, para substituir o alemão Klaus Regling. Leão concorre com o italiano Marco Buti, o luxemburguês Pierre Gramegna e o holandês Menno Snel.

O MEE é uma instituição criada pelos Estados-membros da zona euro para evitar crises financeiras e manter a estabilidade, prestando assistência financeira aos países em dificuldades.