Juan Jonsson, um sueco de 51 anos, viajou até á Bolívia para reencontrar a sua ama, Ana, que cuidou dele até aos seis anos.

Os país de Juan, dois missionários, mudaram-se para Cochabamba com os seus três filhos e, desde os seis meses até aos seis anos, foi a boliviana que tomou conta de Juan. Após a estadia em Cochabamba, a família mudou-se para Fuengirola, em Espanha. Nos anos 1970, como explica o El País, era comum os missionários europeus viajarem até à Bolívia para efetuarem trabalho religioso.

Numa aventura registada na rede social Tik Tok, Juan viajou até Yacuiba, no sul deste país da América Latina, 45 anos depois da última vez que tinha visto Ana. O encontro foi apenas possível graças à ajuda do filho da ama e de uma angariação de fundos feita pelo sueco, “À procura de Ana”.

Eu estava triste, porque o meu filho tinha um problema de coração e estava muito doente. O meu marido tinha estado a trabalhar em Alto Beni quando foi morto por uma broca industrial. O Juan foi um presente de Deus”, contou Ana ao Aquí en Vivo, recordando o momento em que foi tomar conta da criança sueca. Na altura, a mulher tinha 31 anos.

O reencontro foi gravado e demonstra a emoção do momento. A princípio, a anciã boliviana não reconheceu o homem que tinha à sua frente, mas rapidamente percebeu tratar-se de Juan. Seguiu-se um abraço sentido e um agradecimento a Deus, com as mãos apontadas ao céu.

Quando o vi novamente não o reconheci, mas tinha-o no meu coração“, garantiu Ana, que tem agora 82 anos. “Eu cuidei do ‘Juanito’ quando ele tinha seis meses. Ele era afetuoso. Mais tarde, quando cresceu, ele corria atrás de mim para qualquer lado que eu fosse.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR