É uma esperança para o combate a doenças tão variadas como a mononucleose, cancro ou esclerose múltipla. Uma vacina experimental contra um vírus associado a todas estas doenças — o vírus Epstein-Barr — foi criada e acaba de ser testada com sucesso em animais.

Um novo estudo, conduzido pela farmacêutica Sanofi e com resultados publicados esta quarta-feira na revista científica Science, indica que a vacina administrada a ratos, furões e primatas conseguiu desencadear com sucesso a produção de anticorpos contra a infeção.

Esta vacina experimental foi, assim, administrada a alguns animais, mas a experiência foi além disso: foram também transferidos anticorpos dos ratos já vacinados para ratos expostos ao vírus e, como resultado, nenhum deles desenvolveu linfomas.

“O vírus Epstein-Barr (EBV) têm sido associado a mononucleose infecciosa, cancros em humanos e, mais recentemente, ao desenvolvimento de esclerose múltipla. Por isso, uma vacina para prevenir a infeção por EBV seria amplamente benéfica para a saúde humana“, lê-se no estudo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Apesar da prevalência e do seu impacto na saúde, não existem atualmente vacinas ou tratamentos [para o EBV]”, recorda o texto.

Com este estudo, essa realidade pode mudar. Atualmente, como refere o El Diario, o EBV infeta mais de 95% dos adultos em todo o mundo — muitos nunca se apercebem nem desenvolvem doenças associadas. Ainda assim, o vírus pode provocar muitos transtornos e complicações de saúde diferentes, estando associado a mais de 200 mil casos de cancro (como o linfoma e o gástrico) por ano em todo o mundo.

Mais recentemente, em janeiro, a Science publicou um outro estudo que voltou a chamar as atenções para este vírus, mostrando que o EBV está ligado à esclerose múltipla (uma doença autoimune incurável que afeta o sistema nervoso central) –na amostra selecionada, quem estava infetado com o vírus tinha 32 vezes mais probabilidade de vir a desenvolver a doença.