Quatro ladrões armados com pelo menos uma Kalashnikov assaltaram esta quinta-feira uma loja da Chanel situada na Rue de la Paix (conhecida pelas joalharias sofisticadas), perto da Place Vendôme, no coração de Paris (França). Segundo o jornal francês Le Monde não houve feridos.

Um vídeo, gravado por uma testemunha e que está a circular nas redes sociais, mostra os quatro bandidos vestidos de preto e a usar capacetes e balaclavas da mesma cor. Três deles estão dentro da loja e, após (provavelmente) conseguirem tudo o que pretendiam, saem apressados, enquanto o quarto membro está na mota a controlar a entrada, segurando na arma. No momento da fuga, dois criminosos seguem numa scooter e os restantes noutro motociclo.

O roubo ocorreu por volta das 14h30, disse Anastasia Martino, lojista da Rue de la Paix, à Agência France Presse.

Eu estava a fumar um cigarro antes do almoço quando vi um homem solitário com uma Kalashnikov numa moto”, contou a vendedora de 26 anos. “Dois minutos depois, outros três homens saíram [da loja da Chanel] com três grandes bolsas. Também tinham armas automáticas. Subiram para as duas motos e partiram rapidamente”, acrescentou.

Já o supervisor da loja onde Martino trabalha, Cyril Ngo, considerou que os ladrões “não eram profissionais, porque [o assalto] demorou uns bons 10 minutos”. “Algumas pessoas até passaram à frente do ladrão que estava a vigiar a entrada sem se aperceberem que ele estava armado“, detalhou o homem de 31 anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Relatou ainda que os funcionários ligaram “imediatamente para a polícia”, mas que esta não acreditou no que estavam a reportar. “Tivemos de ligar outra vez para que nos levassem a sério e interviessem”, rematou Cyril.

A marca de luxo reagiu em comunicado :

Nenhum funcionário nem nenhum cliente ficou ferido. Oferecemos imediatamente apoio psicológico aos presentes. Foi aberta uma investigação e cooperamos totalmente com as forças de segurança”,  revela o El Español.

Contudo, a Chanel não avançou quanto perdeu. A emissora francesa BFM TV informou que o valor pode ascender a vários milhões de euros, segundo fontes próximas à investigação aberta pela Procuradoria de Paris.

Após o assalto, a polícia interditou a Rue de la Paix e a loja da Chanel baixou as cortinas de metal.