Do enorme urso amarelo que dá as boas-vindas no Qatar, à cascata de 40 metros de altura em Singapura, passando pelas vibrações tecnológicas na Malásia, a empresa turística espanhola Civitatis preparou uma lista que indica quais são os aeroportos mais bonitos do mundo, segundo o El Confidencial.

A viagem começa no Aeroporto Internacional de Hamad, em Doha (Qatar), inaugurado em 2014 e projetado pela empresa de arquitetura HOK. Dentro dos seus 2.200 hectares, salta à vista a escultura de um urso amarelo gigante no átrio principal e os seus tetos em formato de ondas homenageiam a costa deste país do Médio Oriente.

Como é o aeroporto mais luxuoso do mundo em 15 imagens

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A cerca de sete mil quilómetros, em Marraquexe (Marrocos), está o Aeroporto Internacional de Menara, cheio de ornamentos típicos da cultura islâmica. É considerado um dos mais sustentáveis a nível global graças aos painéis solares que aproveitam os muitos dias de Sol.

Debaixo dos céus dos Estados Unidos da América, encontra-se o Aeroporto Internacional de Denver, cuja arquitetura se assemelha a uma cordilheira coberta de neve graças ao trabalho do arquiteto norte-americano Curtis Frentiss, que utilizou tendas.

Os espanhóis têm dois aeroportos no índice do Civititas. Com telhado ondulado, temos o Aeroporto Internacional Adolfo Suárez Madrid-Barajas; já o Aeroporto Internacional de Bilbau, da autoria do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, quis retratar um pássaro.

No continente asiático, o Aeroporto Internacional de Daxing, em Pequim (China), foi inaugurado em 2019 — e já em 2015 prometia ser uma construção emblemática — e tem a forma de uma estrela do mar, ideia da arquiteta britânica-iraquiana Zaha Hadid.

China vai construir o maior terminal de aeroporto do mundo em Pequim

É como se fosse uma autêntica floresta tropical. No Aeroporto Changi, de Singapura, há cinema (gratuito), um museu, árvores e uma cascata de 40 metros. Completamente diferente é o Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur, na Malásia, que é uma mistura entre ficção cientifica e o cenário do filme Blade Runner devido aos tons laranja.

Já o Aeroporto de Lyon-Saint Exupéry, em França não é só famoso por ter o nome do escritor de O Principezinho: é o seu design que imita o voo de um pássaro que lhe dá a distinção de um dos mais belos do mundo. Outra vez a falar de aves? Sim, porque o responsável por este projeto é o mesmo do Aeroporto Internacional de Bilbau, o arquiteto espanhol Santiago Calatrava.

Com wi-fi gratuito, um campo de golfe, camarotes com camas e escritórios por 10 euros à hora, o Aeroporto Internacional de Munique, na Alemanha, consta igualmente na lista da Civititas. Foi batizado em homenagem ao político Franz Josef Strauss.