Um espaço de diversões para os mais novos transformou-se, afinal, no sítio perfeito para os mais velhos conseguirem treinar a prevenção de quedas. No parque de trampolins JumpYard, em Carnaxide, nos arredores de Lisboa, o Instituto Universitário Egas Moniz e a Escola Superior de Saúde Egas Moniz, duas instituições pertencentes à mesma cooperativa de ensino sediada no Monte da Caparica, criaram um projeto inédito que pode mudar a vida de quem sofre de doença de Parkinson ou outras patologias do movimento.

O BounceBack, em colaboração com a Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson, implica um conjunto de sessões de exercício em trampolins para treino de equilíbrio e prevenção de quedas. O projeto foi reconhecido no ano passado no âmbito do Prémio BPI Seniores, promovido pelo BPI e pela Fundação “la” Caixa, tendo sido financiado em 32 mil euros, que permitiram apoiar cerca de quarenta idosos e doentes de Parkinson.

Embora ainda não esteja totalmente estudado o efeito benéfico do treino em trampolins para doentes de Parkinson, os benefícios já foram alvo de investigação noutras populações – idosos, indivíduos com dificuldades intelectuais ou pessoas que sofreram AVC. Estes estudos demonstram que o treino é eficaz na melhoria do equilíbrio, marcha e autoeficácia na gestão de quedas.

O projeto BounceBack nasceu a partir de uma ideia da fisioterapeuta Josefa Domingos, que estuda e experimenta há vários anos terapias diversas na Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson. A coordenação esteve a cargo de Catarina Afonso Godinho, fisiologista e professora na Escola Superior de Saúde Egas Moniz. A ideia deverá chegar em breve ao Porto – e, depois disso, ao resto do mundo.

Este artigo faz parte de uma série sobre solidariedade social e é uma parceria entre o Observador, a Fundação “la Caixa” e o BPI. O projeto BounceBack, da Escola Superior de Saúde Egas Moniz e do Instituto Universitário Egas Moniz, em parceria com a Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson, recebeu um financiamento de 32 mil euros, ao abrigo da edição de 2021 do Prémio Seniores. Foi um dos 252 projetos selecionados desde 2013 (a partir de 3800 candidaturas) entre iniciativas que promovem a autonomia pessoal e o bem-estar das pessoas mais velhas. As instituições privadas sem fins lucrativos podem candidatar-se à edição de 2022 até 23 de maio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR