Uma forte explosão destruiu parcialmente, esta sexta-feira, o hotel centenário Saratoga perto do Capitólio de Havana, na capital cubana. As autoridades cubanas indicaram este domingo que se contabilizam 32 vítimas mortais (incluindo uma criança e uma grávida). Pelo menos 19 pessoas estão desaparecidas, indicaram as autoridades.

Os responsáveis acrescentaram que, dos 81 feridos, 37 continuam hospitalizados, devido à explosão.

Em declarações publicadas na conta oficial da presidência cubana, o presidente Miguel Diaz-Canel lamentou o acidente, afirmando que a prioridade é “centrar as atenções nas pessoas”, nomeadamente os hospitalizados e familiares dos falecidos. As famílias cujas casas foram afetadas foram transferidas para “lugares seguros”, garantiu o presidente, enquanto a zona é recuperada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O primeiro e segundo piso do edifício ficaram praticamente destruídos, registando-se também danos nos pisos superiores do edifício. Após a explosão, deflagrou um incêndio que provocou uma grande nuvem de fumo branco.

De acordo com a imprensa local, a explosão, que ocorreu por volta das 11 da manhã (16 horas em Lisboa), afetou também uma escola perto do hotel, que ficou sem janelas, e ainda uma loja no rés do chão do estabelecimento hoteleiro.

Na origem do incidente poderá ter estado a explosão de um camião que transportava gás natural liquefeito.

Segundo o jornal espanhol ABC, os residentes locais começaram a resgatar pessoas, devido à demora da equipa de bombeiros.

Última atualização às 09h30 de domingo