As obras de requalificação do porto de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, nos Açores, deverão estar concluídas antes do final do ano, antecipando-se o prazo previsto em “quatro a seis meses”, foi anunciado, esta sexta-feira.

“A obra flui em velocidade normal. Estamos a prever uma antecipação do fim da obra de quatro a seis meses. Prevemos que, antes do final do ano, a obra esteja totalmente terminada e pronta a arrancar a operação normal”, afirmou o presidente da Portos dos Açores, Rui Terra, esta sexta-feira.

O responsável falava em declarações aos jornalistas, após uma reunião com a direção da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, que manifestou a preocupação dos empresários em relação aos constrangimentos naquela infraestrutura portuária.

O investimento em curso no Porto de Ponta Delgada, que vai permitir melhorar a operacionalidade da infraestrutura portuária, estava previsto ficar concluído em maio de 2023.

A direção da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada destacou o porto de Ponta Delgada como tendo “uma importância regional, porque é um porto por onde passa 70% da mercadoria que vem para os Açores”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

É uma infraestrutura central que no passado mereceu pouca atenção. Aliás, chegou ao ponto de degradação que levou à destruição parcial do molhe na sequência de uma tempestade significativa”, assinalou o presidente da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, Mário Fortuna.

O dirigente disse ser “fundamental” suprir as deficiências do porto de Ponta Delgada e “repor os equipamentos que são necessários”, para garantir uma infraestrutura portuária “eficiente” e “segura”, apontando que os contrangimentos acabam por se refletir em “custos acrescidos” para os operadores e consumidores e em atrasos na distribuição das mercadorias.

Mário Fortuna assinalou, por exemplo, a questão do funcionamento de apenas uma grua no Porto de Ponta Delgada.

“Para nós é fundamental suprir estas deficiências”, reforçou Mário Fortuna, aos jornalistas.

O presidente da Portos dos Açores reconheceu existirem “limitações” no funcionamento do Porto, dizendo que “muitas delas têm a ver com equipamentos” já antigos e sujeitos a desgaste.

“Vão-se degradando no tempo e acabam por ter intervenções umas mais extensas outras menos”, explicou Rui Terra, garantindo, no entanto, que o plano de investimentos plurianual, nos próximos três anos, da Portos dos Açores prevê a aquisição de novos equipamentos.

Quanto à grua do Porto de Ponta Delgada, acrescentou que foi alvo de duas reparações, uma delas extensa, e que implicou a vinda de técnicos do exterior, mas o equipamento “já está operacional”.

Atualmente estão a operar no Porto de Ponta Delgada “as duas gruas, em simultâneo”, acrescentou.

“Temos dificuldades. Estamos a combatê-las todos os dias. O nosso pessoal tem feito um esforço enorme para manter a operação a decorrer. Estamos cientes das limitações, mas acredito que nos próximos anos a Portos dos Açores dará melhor resposta a todas estas ineficiências que foram reportadas especificamente em São Miguel, e também nas nove ilhas”, sustentou.

A secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas do Governo Regional açoriano, Berta Cabral anunciou hoje o lançamento do concurso para a aquisição de uma nova grua para o Porto de Ponta Delgada, no valor de quatro milhões de euros.

A governante falava à saída de uma reunião da Federação Ibérica dos Operadores Portuários e dos Agentes de Navegação, em Ponta Delgada.