A qualificação nas meias não foi fácil frente ao Benfica, a final com o Leixões obrigou a que todas as decisões ficassem adiadas para a “negra” mas, na hora da verdade, a lei do mais forte imperou: o AJM/FC Porto venceu esta tarde o conjunto de Matosinhos por 3-1 no Dragão Arena e revalidou o título de campeão que já tinha sido conquistado na última temporada perante um recinto que encheu para fazer mais uma festa num fim de semana marcado pela conquista do 30.º Campeonato de futebol na véspera.

Depois de duas vitórias por 3-0 fora e em casa e de duas derrotas por 3-1 (casa) e 3-0 (fora), as portistas tiveram no primeiro set uma rampa de lançamento para o triunfo na “negra”, com uma vitória por 36-34 nas vantagens. A seguir a novo parcial ganho por 25-14, as azuis e brancas ainda viram as leixonenses ganharem o terceiro set também nas vantagens (26-24) mas fecharam logo a seguir o jogo com 25-19.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Parabéns às raparigas, que jogaram muito bem, aos adeptos, à equipa técnica, ao clube e a toda a gente pelo trabalho. Foi uma final incrível, que nos obrigou a dar o máximo no final de um ano em que sofremos muito. O jogo correu muito bem, marcámos a diferença no serviço, mas não estou aqui para analisar o jogo técnica e taticamente. Isto é fruto de muito trabalho, vamos festejar muito como fizemos ontem no futebol. Envio-lhes, desde já, os parabéns, e também o faço ao andebol e ao hóquei em patins que estão a ter um grande ano e espero que nos sigam o exemplo”, referiu o técnico Carlos Carreño.

“Foi uma vitória indiscutível As atletas foram fantásticas, não só hoje como durante toda a época, conseguiram superar lesões e outros problemas. Na hora da verdade disseram presente e são campeãs com todo o mérito, tenho muito orgulho nelas. Aquilo que disse quando fiz 40 anos de Presidente foi que não queria viver dos títulos passados, tínhamos de continuar a contá-los a partir daquele dia. Felizmente, este é já o segundo, conquistámos o de futebol ontem, hoje este e outros se seguirão certamente porque no FC Porto tem de haver o espírito de querer vencer e nunca achar que os títulos são demais. Estas atletas e todos no clube encarnam este meu desejo”, destacou Pinto da Costa.

“Foi um êxito fantástico, o público mais uma vez mostrou que gosta do voleibol feminino, está com elas, apoia-as, e tenho de deixar uma palavra especial à claque do Coletivo que esteve aqui em força, apoiou muito o clube e está de parabéns. Agradeço a todos o facto de permitirem que o FC Porto aumente em mais um título a sua coleção de muitos. Vi que os adeptos estavam muito lá em cima e ouviam-se menos do que os do Leixões, então combinei com eles, eles desceram e, a partir daí, o apoio ouviu-se mais. Resultou muito bem. Tem sido uma parceria feliz, o FC Porto está muito orgulhoso do que estamos a fazer, dos atletas que temos e espero que este título seja o segundo de muitos”, acrescentou o líder portista.