A cidade ucraniana de Odessa foi de novo bombardeada com mísseis esta segunda-feira, enquanto decorria uma visita não anunciada, coincidindo com o Dia da Europa, do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, que foi forçado a procurar refúgio.

Durante o encontro com o primeiro-ministro [Denis Shmigal], os participantes tiveram de interromper a reunião para se refugiarem quando os mísseis atingiram novamente a região de Odessa”, informaram fontes europeias.

Os militares russos atacaram esta segunda-feira a cidade de Odessa, no sul da Ucrânia, com o lançamento de quatro mísseis de cruzeiro, segundo fontes locais.

A câmara municipal da cidade portuária detalhou que os quatro mísseis, do tipo Oniks, foram lançados a partir de um sistema estacionado na península da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As autoridades locais sublinharam que, com o ataque, a Rússia continua com a sua estratégia de “destruir infra-estruturas e exercer pressão psicológica sobre a população civil” e que as hipóteses de tais agressões continuarem na região são “muito elevadas”.

Não especificaram, no entanto, se o ataque desta segunda-feira causou danos materiais de qualquer tipo ou se fez vítimas.

As conversações do presidente do Conselho Europeu com o primeiro-ministro ucraniano, que foram acompanhadas a partir de Kiev pelo Presidente Volodymyr Zelensky por videoconferência, focaram-se na “forma como a UE pode apoiar melhor a Ucrânia na abordagem dos desafios humanitários, económicos e militares que actualmente enfrenta”, acrescentaram fontes europeias.

A visita de Charles Michel à Ucrânia, a segunda desde o início da invasão russa em Fevereiro passado, procurou demonstrar a “solidariedade inabalável da União Europeia com o povo da Ucrânia na sua luta contra a agressão russa”, sublinharam as fontes.

No dia 9 de Maio comemora-se o Dia da Europa e também, na Rússia, o dia da vitória sobre a Alemanha nazi. Numa cerimónia em Moscovo, o Presidente russo, Vladimir Putin, insistiu que a incursão militar na Ucrânia responde a um “ataque preventivo” contra a ameaça da NATO.