Com bandeiras ao alto, além da Rússia que assinalou com uma grande parada militar a data, outros países assinalam esta segunda-feira o Dia da Vitória. Apesar de a assinatura da rendição ter acontecido em Berlim ao final do dia 8 de maio de 1945, em Moscovo já era dia 9 de maio. É esta diferença no fuso horário que justifica a divisão dos festejos em dois dias.

Artilharia desfila com pompa e circunstância. As imagens da parada militar do Dia da Vitória na Rússia

Fora os apoiantes pró-Putin, houve quem não quisesse deixar passar em branco a data para protestar contra o conflito na Ucrânia. Foi o que ocorreu em Gdańsk (Polónia), onde manifestantes chamaram “assassinos” à missão diplomática russa que estava a celebrar o 77.º aniversário da rendição da Alemanha Nazi, como mostra o vídeo do site de notícias Visegrád 24 publicado no Twitter.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Igualmente o embaixador russo na Polónia, Sergey Andreev, sofreu na pele a ira dos manifestantes ao ser atacado com tinta vermelha, durante uma visita a um cemitério em Varsóvia. Aí, os russos foram acusados de serem “fascistas”.

Já o Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, acusou o Ocidente de estar “obcecado” com as ideias nazis e de estar “em guerra com a Rússia” na Ucrânia, país que está “a inundar com armas”. “Os seguidores dos nazis estão obcecados com a ideia de vingança, mas não estão prontos para lutar abertamente contra os herdeiros do povo soviético”, atirou.

Soldados em fila, poucos aviões de guerra e helicópteros, como especifica o jornalista Mete Sohtaoğlu no Twitter. Foi na Base Aérea Hmeimim que a Síria realizou uma paragem militar para celebrar o Dia da Vitória.

Por seu turno, em Mariupol (Ucrânia), as tropas russas desfilaram com uma faixa de cerca de 300 metros e de cores laranja e preta, representativas da fita de São Jorge, símbolo que significa vitória, utilizado pela Rússia na Segunda Guerra Mundial.

Entretanto soldados russos continuam os seus esforços para ocupar Azovstal. Putin queria ocupar Kiev em 3 dias, mas ao fim de dois meses de guerra até o controlo parcial de Mariupol é visto como uma espécie de vitória”, lê-se no tweet do jornalista Vitalii Rybak.