O vocalista dos U2, Bono, vai publicar a 1 de novembro de este ano um livro de memórias que chegará às livrarias em Portugal nessa mesma data. A obra já tem título, SURRENDER, e a edição ficará internacionalmente a cargo do grupo internacional Penguin Random House.

Em Portugal a edição será da Objectiva, chancela da divisão portuguesa do grupo Penguin, informa a Penguin Random House Grupo Editorial em comunicado enviado à imprensa. Na mesma nota, lê-se que o livro de memórias terá uma “publicação simultânea em todo o mundo”.

A capa do livro de memórias de Bono

O grupo editorial português avança também que em SURRENDER Bono “escreve na primeira pessoa” revendo o seu percurso de vida, recuando “até aos seus dias de juventude em Dublin, ao momento em que perdeu a mãe subitamente aos 14 anos, à improvável viagem dos U2 antes de se tornarem uma das bandas mais influentes de sempre e aos seus mais de 20 anos de ativismo, dedicados à luta contra a SIDA e a pobreza extrema”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O comunicado cita ainda a responsável pela edição do livro de Bono nos EUA, Reagan Arthur, que inclui o artista e ativista entre os “grandes contadores de histórias irlandeses” e o que o descreve como “um escritor de mão-cheia, que dedicou os últimos sete anos a contar uma vida com um percurso extraordinário”.

[Vídeo em que Bono narra um excerto do capítulo “Out of Control”:]

Já o cantor, que tem atualmente 62 anos, é igualmente citado. “Quando comecei a escrever este livro esperava conseguir contar em maior pormenor o que apenas tinha deixado esboçado nas minhas canções. As pessoas, os lugares, as possibilidades de uma vida. SURRENDER é uma palavra carregada de sentimento para mim”, garante Bono, de acordo com a nota .

Crescer na Irlanda nos anos setenta sempre pronto para a luta (musicalmente falando) não foi óbvio. Uma palavra a que regressei apenas quando organizei os pensamentos para escrever este livro. Ainda me debato com esta missão que me foi confiada. Na banda, no meu casamento, na minha fé, na minha vida enquanto ativista. SURRENDER é a história de um peregrino que não consegue avançar… Com uma dose generosa de diversão pelo caminho“, resume ainda Bono.

O livro tem ainda um subtítulo, “40 canções, Uma história”, indica a editora. Trata-se de uma referência aos 40 capítulos que compõem a obra, cada um dos quais fazendo menção a uma canção dos U2. Existem ainda “40 desenhos originais” criados por Bono que estarão incluídos nas páginas da obra.

No mesmo mês em que a obra de memórias de Bono chegará às livrarias mundiais, será também editado um novo livro do músico e vencedor do Prémio Nobel da Literatura Bob Dylan, intitulado A Filosofia da Canção Moderna.

Novo livro de Bob Dylan publicado em Portugal em novembro