Com 69 anos, uma educadora de infância está a concorrer aos quadros do Ministério da Educação. A idade confere-lhe o título de “mais velha” no concurso externo de professores para o ano letivo 2022/202, noticia esta terça-feira o Correio da Manhã.

A docente, natural de Leiria, caso consiga o lugar, entra para os quadros do Estado com 70 anos, já que celebra o aniversário em setembro. Ou seja, terá de se reformar logo após a eventual vinculação.

Pelo contrário, a mais nova é uma professora de Educação Física do 2º ciclo, natural de Penafiel, que faz 23 anos em dezembro. Dos mais de 56 mil professores candidatos a vinculação aos quadros, há 5.537 até aos 30 anos. Por sua vez e de acordo com o CM, a 1 de setembro mais de metade terá entre 41 e 50 anos e, destes, 530 terão 61 ou mais anos.

Foram abertas neste concurso um total de 3.259 vagas para vinculação em Quadro de Zona Pedagógica pela tutela de João Costa, sendo que 2.730 são vagas ao abrigo da norma travão e 529 em grupos de recrutamento e regiões com maior falta de professores. Segundo o CM, a norma travão “é uma regra de vinculação para os docentes que têm três contratos seguidos em horário completo e anual (ou equiparado) e abre vaga no QZP e Grupo de Recrutamento da escola de colocação nos últimos 3 anos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR