Estudantes de Oeiras estão em protesto desde segunda-feira à porta de estabelecimentos de ensino do concelho para denunciar os problemas que os afetam e para reivindicar a contratação de professores e psicólogos e a realização de obras nos edifícios.

Em comunicado, associações de estudantes de escolas do concelho de Oeiras referem que os protestos começaram na segunda-feira, na secundária de Miraflores, e vão continuar pelo menos até sexta-feira para denunciar os problemas dos estabelecimentos de ensino e dos alunos.

A 24 de março, estudantes do município e as associações já tinham enviado uma carta aberta ao presidente da Câmara Municipal de Oeiras, ao ministro da Educação e ao Diretor-Geral da Direção Geral de Educação para denunciar os problemas.

Em causa estão, entre outros, a degradação de muitos dos estabelecimentos de ensino, o frio que os alunos sentem durante o inverno nas salas de aula, a falta de assistentes operacionais e psicólogos, as taxas aplicadas a estudantes maiores de 18 anos, a falta de reforço dos apoios e tutorias e a mudança para a semestralidade.

O reforço de projetores e computadores das escolas, a abertura de bares e balneários, a falta de professores e a realização de obras são outros dos problemas que os estudantes querem ver resolvidos.

As ações vão decorrer em várias escolas do concelho, estando marcadas concentrações estudantis para quinta-feira e sexta-feira na Escola Luís de Freitas Branco, em Paço de Arcos, e Escola Secundária Aquilino Ribeiro, Porto Salvo, respetivamente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR