Realiza-se esta terça-feira a primeira semi-final do Festival da Eurovisão. Portugal irá contar com a presença de Maro, que irá interpretar a música “Saudade, Saudade”, depois de ter vencido o Festival da Canção português.

Ao longo dos últimos meses, os países foram escolhendo os seus representantes e divulgando as músicas que vão ser exibidas m Turim, conquistando deste modo a atenção de milhões de fãs deste concurso musicial.

Mas quais foram, na Europa, os artistas mais pesquisados por país? E qual o músico, ou grupo, mais pesquisado na generalidade dos países?

A Google disponibilizou uma plataforma na Goole Trends onde é possível responder a estas e outras questões.

Os 10 artistas mais pesquisados em Portugal

A representante portuguesa no festival — Maro —  aparece em segundo lugar no próprio país, atrás de LUM!X & Pia Maria, da Áustria. No terceiro lugar do pódio, está a Kalush Orchestra, da Ucrânia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O grupo de Itália, Mahmood & Blanco, surge no quarto lugar, seguido da espanhola Chanel. Ronela Hajati (Albânia), The Rasmus (Finlândia), Sam Ryder (Reino Unido), Cornelia Jakobs (Suécia) e
Sheldon Riley (Austrália) constituem, por ordem decrescente, os restantes músicos pesquisados em Portugal.

O artista mais pesquisado em cada país

Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Alemanha,Suécia, Bélgica ou Países Baixos têm o grupo LUM!X & Pia Maria como o número 1 nas pesquisas no motor de busca Google. No leste da Europa, países como Letónia, Lituânia, Polónia, República Checa, Bulgária e Moldávia têm a Kalush Orchestra, da Ucrânia, como o artista mais pesquisado.

No país invadido em fevereiro pela Rússia, Zdob şi Zdub & Fraţii Advahov, da Moldávia, foi o grupo mais procurado. Na Áustria, na Eslovénia, na Croácia, em Montenegro e na Macedónia do Norte, foi Konstrakta, da Sérvia, que ficou em primeiro no pódio de pesquisas.

Os artistas mais pesquisados de todos

LUM!X & Pia Maria, da Áustria, foram, com exceção dos dias 2 e 7 de maio, os artistas mais procurados de um modo global – ultrapassados, nesses dias, apenas por Chanel (Espanha). Os outros dois lugares do pódio foram alternando entre a cantora espanhola e os italianos Mahmood & Blanco.

Os ex-vencedores mais pesquisados

Em 2022, Céline Dion, que ganhou o Festival da Eurovisão de 1988, pela Suíça, foi a artista mais pesquisada. Os ABBA, que ganharam pela Suécia em 1974, suscitaram também interesse no que toca aos títulos ganhos no festival de música.

Os italianos Måneskin, que conquistaram a edição passada, aparecem em terceiro lugar, seguidos de Lena, a alemã que venceu em 2010. No fim do top 5 aparece Dima Bilan, que ganhou a Eurovisão pela Rússia em 2008.

Se o critério for os artistas mais pesquisados desde 2004, Céline Dion e ABBA mantêm o primeiro e segundo lugar, mas em terceiro aparece Lena, seguida de Dima Bilan e de Conchita Wurst.

Em Portugal, desde 2004, Céline disputa o título de artista mais pesquisada com os ABBA. O grupo sueco é número um na vizinha Espanha.