A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) desmantelou um matadouro ilegal de borregos no distrito de Évora, deteve o alegado responsável do espaço e apreendeu 72,5 quilos de carne, foi divulgado esta quarta-feira.

Em comunicado, a ASAE indicou que o matadouro ilegal foi desmantelado durante uma operação de fiscalização realizada por inspetores da Unidade Operacional XI — Évora, da Unidade Regional do Sul desta autoridade, na sequência de uma investigação.

Segundo a ASAE, o local era utilizado “de forma ilícita, camuflada e sem condições técnico funcionais” para o abate e comercialização de animais.

“Foi constatado que ali se procedia ao abate de borregos, em local não licenciado para o efeito e sem condições de higiene adequadas, não sendo os animais sujeitos à inspeção sanitária obrigatória para despiste de doenças”, adiantou.

Os inspetores da ASAE instauraram um processo crime de abate clandestino e apreenderam cerca de 72,5 quilos de carne, material e acessórios de corte e documentação probatória e indiciária dos ilícitos praticados.

Foi também detido o suspeito de ser o responsável do espaço, acrescentou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR