Estão encontrados todos os finalistas da edição de este ano do Festival Eurovisão da Canção. A segunda semifinal decorreu esta quinta-feira, 12 de maio, e completou a lista de concorrentes que se apuraram para a final. Esta noite, apuraram-se os representantes de Bélgica, República Checa, Azerbeijão, Polónia, Finlândia, Estónia, Austrália, Suécia, Roménia e Sérvia.

Os concorrentes que conseguiram o apuramento nesta segunda semifinal juntam-se aos representantes já apurados de Portugal (a cantora e compositora Maro), Ucrânia, França, Alemanha, Espanha, Reino Unido, Itália, Arménia, Islândia, Lituânia, Noruega, Grécia, Moldávia e Países Baixos. Pode recordar todas as canções finalistas no final deste artigo.

A segunda semifinal decorreu, tal como a primeira, na arena indoor PalaOlimpico, em Turim (Itália), e foi transmitida em direto no canal oficial da Eurovisão no Youtube. Em Portugal, teve transmissão televisiva em diferido a partir das 21h47 na RTP1, tendo sido igualmente exibida na RTP Internacional, na RTP África, na RTP Internacional Ásia e na RTP Internacional América.

Os representantes de França, Alemanha, Espanha, Reino Unido e Itália já tinham, à partida para esta edição, a confirmação de apuramento direto para a final, já que têm passagem automática por formarem o grupo chamado “big five” — sendo que Itália é ainda anfitriã este ano devido à vitória dos Måneskin em 2021, o que também valeria por si só passagem direta à última fase.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na primeira semifinal, o apuramento indireto tinha assim sido conseguido por via de pontuação por Maro (Portugal), Kalush Orchestra (Ucrânia), Marius Bear (Suíça), Rosa Linn (Arménia), Systur (Islândia), Monika Liu (Lituânia), Subwoolfer (Noruega), Amanda Georgiadi Tenfjord (Grécia), Zdob şi Zdub & Advahov Brothers (Moldávia) e S10 (Países Baixos).

Depois de vencer o Festival da Canção, até onde quer ir Maro? “Quero fazer isto, seja no topo ou completamente fora”

Recorde as atuações dos finalistas apurados esta quinta-feira e as músicas de Alemanha, Espanha e Reino Unido, apresentadas esta noite:

Reino Unido (“Big Five”)

Sam Ryder – “Space Man”

Alemanha (“Big Five”)

Malik Harris – “Rockstars”

Espanha (“Big Five”)

Chanel – “SloMo”

Bélgica

Jérémie Makiese – “Miss You”

República Checa

We Are Domi – “Lights Off”

Azerbeijão

Nadir Rustamli – “Fade To Black”

Polónia

Ochman – “River”

Finlândia

The Rasmus – Jezebel

Estónia

Stefan – “Hope”

Austrália

Sheldon Riley – “Not The Same”

Suécia

Cornelia Jakobs – “Hold Me Closer”

Roménia

WRS – “Llámame”

Sérvia

Konstrakta – “In Corpore Sano”

Recorde também as atuações dos finalistas apurados na primeira semifinal e as músicas de França e Itália, apresentadas nessa noite:

Suíça

Marius Bear — “Boys Do Cry”

Arménia

Rosa Linn — “Snap”

Islândia

Systur — Með Hækkandi Sól

Lituânia

Monika Liu — “Sentimentai”

Portugal

MARO — “saudade saudade”

Noruega

Subwoolfer — “Give That Wolf A Banana”

Grécia

Amanda Georgiadi Tenfjord — “Die Together”

Ucrânia

Kalush Orchestra — “Stefania”

Moldávia

Zdob şi Zdub & Advahov Brothers — “Trenulețul”

Países Baixos

S10 — “De Diepte”

França (“Big Five”)

Alvan & Ahez — “Fulenn”

Itália (“Big Five” e país anfitrião)

Mahmood & Blanco — “Brividi”