Uma campanha da Adidas está a dar que falar no Reino Unido. O que inicialmente seria uma publicação inclusiva para divulgar os novos sutiãs desportivos da marca, acabou por se tornar numa acusação de nudez explícita, gratuita e inadequada por estar em locais frequentados por crianças, podendo mesmo ser ofensivos.

Uma publicação feita na rede social Twitter, que recebeu milhares de comentários, esteve a origem da polémica.

A Advertising Standards Authority (ASA), autoridade para a autorregulação da indústria de publicidade no Reino Unido, considerou ainda que a publicidade feita pela marca desportiva objetifica o corpo feminino e as mulheres porque “sexualiza-as e reduze-as a partes do corpo apenas”.

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Em sua defesa, a Adidas do Reino Unido diz que as imagens não contêm qualquer tipo de conteúdo sexual, e têm apenas a finalidade de “refletir e considerar a diversidade em diferentes formatos e tamanhos de corpos”.

A ASA refuta as explicações da Adidas, segundo o jornal britânico The Guardian.

Notámos que os seios são o foco principal das publicidades, e há menos ênfase nos sutiãs em si, facto que só é referido no texto que acompanha o anúncio. Sendo que os anúncios contêm nudez explícita, consideramos que eles [Adidas] deviam ter tido mais cuidado para evitar ofensas a quem os via.”

A ASA disse ainda que os anúncios, em cartazes publicitários, podiam ser vistos por toda a gente, incluindo crianças, e assim serem suscetíveis a causar ofensas generalizadas. Sobre a publicação do Twitter, a autoridade diz que esta não estava de acordo com os conteúdos habitualmente publicados pela marca, o que pode ser considerado uma ‘jogada’ de marketing.