Uma campanha da Adidas está a dar que falar no Reino Unido. O que inicialmente seria uma publicação inclusiva para divulgar os novos sutiãs desportivos da marca, acabou por se tornar numa acusação de nudez explícita, gratuita e inadequada por estar em locais frequentados por crianças, podendo mesmo ser ofensivos.
Uma publicação feita na rede social Twitter, que recebeu milhares de comentários, esteve a origem da polémica.
We believe women’s breasts in all shapes and sizes deserve support and comfort. Which is why our new sports bra range contains 43 styles, so everyone can find the right fit for them.
???? Explore the new adidas sports bra collection at https://t.co/fJZUEjvopQ#SupportIsEverything pic.twitter.com/CESqmsXOwI
— adidas (@adidas) February 9, 2022
A Advertising Standards Authority (ASA), autoridade para a autorregulação da indústria de publicidade no Reino Unido, considerou ainda que a publicidade feita pela marca desportiva objetifica o corpo feminino e as mulheres porque “sexualiza-as e reduze-as a partes do corpo apenas”.
Em sua defesa, a Adidas do Reino Unido diz que as imagens não contêm qualquer tipo de conteúdo sexual, e têm apenas a finalidade de “refletir e considerar a diversidade em diferentes formatos e tamanhos de corpos”.
A ASA refuta as explicações da Adidas, segundo o jornal britânico The Guardian.
Notámos que os seios são o foco principal das publicidades, e há menos ênfase nos sutiãs em si, facto que só é referido no texto que acompanha o anúncio. Sendo que os anúncios contêm nudez explícita, consideramos que eles [Adidas] deviam ter tido mais cuidado para evitar ofensas a quem os via.”
A ASA disse ainda que os anúncios, em cartazes publicitários, podiam ser vistos por toda a gente, incluindo crianças, e assim serem suscetíveis a causar ofensas generalizadas. Sobre a publicação do Twitter, a autoridade diz que esta não estava de acordo com os conteúdos habitualmente publicados pela marca, o que pode ser considerado uma ‘jogada’ de marketing.