Um casal do Estado de Uttarakhand, na Índia, está a processar o único filho que tem, pois querem ser avós no espaço de um ano. Caso contrário, exigem uma indemnização de 50 milhões de rupias (cerca de 623 mil euros).

O meu filho está casado há seis anos e eles ainda não estão a planear ter um bebé”, justificam os pais na ação entregue no tribunal indiano da cidade de Haridwar na última semana, segundo o jornal indiano Times of India. “Se tivermos, pelo menos, um neto ou neta com quem passar o tempo, a nossa dor tornar-se-á tolerável.

Os pais, Sanjeev e Sadhana Prasad, argumentam que esgotaram as suas poupanças a educar o progénito — pagaram-lhe um curso de piloto nos Estados Unidos no valor de 62 mil euros, em 2006. Quando o descendente regressou à Índia em 2007 estava desempregado e a família sustentou-o financeiramente durante mais de dois anos, informa o Times of India.

Desembolsaram ainda 77 mil euros para um carro, pagaram a festa de casamento num hotel de cinco estrelas e a lua de mel na Tailândia. “Nós matámos os nossos sonhos para criá-lo”, prossegue o casal, comparando a situação a “tortura mental”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também tivemos de pedir um empréstimo para a nossa casa e agora enfrentamos dificuldades. Mentalmente, estamos muito perturbados porque estamos a viver sozinhos.”

O advogado dos acusadores, AK Srivastava, explicou ao jornal indiano The National que o casal exigiu o dinheiro “por causa da crueldade mental”. “É um sonho de todos os pais tornarem-se avós (…). Estão com o coração destroçado com a ideia de morrerem sem ver o neto.”

O processo será julgado em tribunal na próxima semana, a 17 de maio.