O Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, condenou veementemente o assassínio de dez pessoas num supermercado em Buffalo, no nordeste dos Estados Unidos, disse o seu porta-voz no domingo.

O secretário-geral da ONU está chocado com o assassínio de dez pessoas após um desprezível ato de extremismo racista e violento em Buffalo”, disse o porta-voz adjunto da ONU, Farhan Haq, num comunicado.

O secretário-geral “expressou também condolências às famílias e entes queridos das vítimas, e manifestou ao mesmo tempo esperança de que fosse feita justiça em breve”, acrescentou.

O Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, visita na terça-feira a cidade de Buffalo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O jovem que disparou num supermercado em Buffalo terá feito manifestado sobre supremacia branca

De acordo com um manifesto divulgado na internet, cuja autoria é atribuída ao suposto atirador, Payton Gendron escolheu conscientemente aquele bairro da cidade porque é habitado maioritariamente por população negra.

Os tiroteios e mortes em locais públicos são quase diários nos Estados Unidos e o crime com armas de fogo está a aumentar em grandes cidades como Nova Iorque, Chicago, Miami e São Francisco, especialmente desde o início da pandemia de Covid-19.