Os cidadãos ucranianos fugidos da guerra que pretendam aprender português podem candidatar-se às bolsas lançadas pela Fundação Santander, que vai oferecer cursos online de 12 semanas ministrados pela Universidade Aberta.

O curso, apoiado pela Embaixada da Ucrânia em Portugal, terá a duração de 78 horas distribuídas por 12 semanas e decorre totalmente online na plataforma de ensino da Universidade Aberta, contando com o acompanhamento de um docente, segundo informações divulgadas esta segunda-feira pela Fundação Santander.

Os alunos que não tenham computador, podem usar um dos 18 centros da instituição universitária que disponibilizam salas com terminais, em todo o país, incluindo as regiões autónomas.

Segundo a Fundação, esta formação irá dotar os participantes de competências linguísticas fundamentais para comunicar e integrar a comunidade em que estão inseridos em Portugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Reportagem multimédia em Andriivka. Radiografia de uma aldeia sob ocupação russa durante 30 dias

O público-alvo são ucranianos adultos com ou sem formação académica formal que pretendam adquirir, desenvolver ou consolidar competências de comunicação em língua portuguesa.

Os cidadãos ucranianos que pretendam candidatar-se deverão inscrever-se no curso através da plataforma do Santander até 4 de setembro de 2022.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) atribuiu, desde o início do conflito na Ucrânia, mais de 35 mil proteções temporárias a cidadãos ucranianos e a estrangeiros que residiam naquele país, dos quais mais de 12 mil eram menores.

“É a arma mais barata que o homem conhece.” A violação está a ser usada como arma de guerra na Ucrânia?

“O objetivo é ajudar e apoiar a integração de todos aqueles que, perante a situação de guerra no seu país, foram forçados a sair das suas casas e estão a ser acolhidos em Portugal”, avança o gabinete de comunicação da Fundação.