O avançado de 17 anos do Blackpool F. C. Jake Daniels, tornou-se esta segunda-feira no primeiro jogador do Reino Unido a declarar publicamente ser gay em mais de 30 anos, depois de Justin Fashanu ter feito o mesmo em 1990. Um gesto muito elogiado por várias personalidades do mundo do futebol, que destacaram a coragem do futebolista.

O ex-defesa do Manchester United e atual comentador da Sky Sports, Gary Neville, garantiu ter sentido um  “orgulho imenso” em Daniels e descreveu o gesto do jovem jogador como “um grande, grande momento para o futebol“.

Estou incrivelmente orgulhoso de ver um rapaz de 17 anos a dar uma entrevista com aquele nível de qualidade”, disse, referindo-se à entrevista a Jake Daniels publicada esta segunda-feira. “O que ele fez requer uma coragem incrível, que seria impensável no passado. Não consigo imaginar o quão difícil deve ter sido – e é um dia de grande importância para ele e para o futebol inglês.”

O ex-jogador explicou ainda que, tendo estado no comité da Associação de Futebol Profissional de Inglaterra, a questão da orientação sexual era um ‘calcanhar de Aquiles’ do futebol inglês, uma vez que nenhum jogador se sentia confortável o suficiente para se assumir como gay.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Jake Daniels, do Blackpool, é o primeiro jogador profissional britânico a assumir a homossexualidade em mais de 30 anos

Gary Neville abordou ainda o ambiente de balneário como um contexto desfavorável ao assumir da homossexualidade. “Sabemos que agora é algo que é aceitável do ponto de vista dos fãs, mas um balneário pode ser um lugar malicioso. Existe cerimónias de iniciação, pressão dos pares, situações semelhantes. Imaginem como deve ter sido para um rapaz de 16 anos passar por um ambiente cheio de egos como esse.”

No futuro, disse ainda à Sky Sports, Gary Neville espera que um jogador de futebol assumir a homossexualidade seja algo normal  e que, “daqui a 10 ou 15 anos, não seja visto como um anúncio”.

Também a Premier League manifestou o seu apoio ao futebolista, relembrando que a sociedade é mais forte “quanto toda a gente se sente bem vinda”.

Apoiamos o Jake e acreditamos que o futebol é para todas as pessoas”, pode ler-se na conta oficial da Premier League no Twitter. “Os clubes e as comunidades são mais fortes quando toda a gente se sente bem vinda, dentro e fora do campo. Cabe-nos a todos fazê-lo acontecer, razão pela qual devemos opor-nos todos à descriminação e em apoio da comunidade LGBTQ+.”

O colega de equipa de Jake Daniels, Kevin Stewart, já reagiu ao anúncio do clube de futebol de ambos, tendo expressado apoio para com o jogador.

Também o antigo jogador do Manchester United, Rio Ferdinand, saudou o atleta pela coragem em assumir-se gay. “Imenso respeito pela sua decisão corajosa”; escreveu. “Vamos todos ajudar a criar um ambiente seguro e de apoio para os pessoas LGBTQ+ no futebol e além dele.”

O próprio clube de Manchester afirmou estar orgulhoso de Jake, dizendo ainda que este é “uma inspiração”.

Da parte do Manchester City, a mensagem foi de “orgulho” por Jake Daniels.

Chelsea e Tottenham também congratularam Jake pela sua coragem e inspiração.

O antigo jogador inglês Gary Lineker felicitou Jake Daniels pela sua coragem dentro e fora do campo. “Tenho a certeza que receberás imenso amor e apoio da comunidade do futebol e muitos outros seguirão o teu caminho.”

O jogador de 17 anos fez a sua estreia pelo clube da Championship — segunda liga inglesa — no início deste mês. Em outubro do ano passado, o jogador do clube australiano Adelaide United, Josh Cavallo, tornou-se no único jogador de primeira liga a nível mundial a assumir ser gay.