O ministro das Minas e Hidrocarbonetos da Guiné-Equatorial disse esta segunda-feira que o conflito na Ucrânia pôs fim ao ataque contra os combustíveis fósseis porque a comunidade internacional voltou a virar-se para África em busca de petróleo e gás.

Gabriel Obiang Lima falava esta segunda-feira em Luanda, num debate sobre a indústria global de petróleo e gás e as oportunidades e desafios que coloca aos produtores africanos, onde participaram também os seus congéneres da Republica Deocrática do Congo, Congo e Líbia, bem como Angola, país anfitrião do evento.

Os combustíveis fósseis têm estado a ser atacados, criticou o governante, salientando que “são bons para África” e que os países africanos querem continuar a desenvolver estes recursos, saudando o facto de os ministros africanos deste setor estarem a falar “a uma só voz”.

Disse ainda que as prioridades de outros continentes não são necessariamente as de África, e que a transição energética não é igual em todos os países, tal como os problemas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Cada um tem a sua definição dos problemas e do que é transição energética”, realçou, durante a intervenção que foi entusiasticamente aplaudida em vários momentos.

Queriam que acabássemos com os combustíveis fósseis, porque era mau para o mundo. Nós dissemos que não, não vamos fazer isso. Somos os menos responsáveis pela poluição do mundo, como podem pedir-nos que abandonemos o recurso que permitiu desenvolver os nossos países?”, atirou.

Assinalou que, em 2021, “durante a pandemia, quando ninguém podia viajar” houve um ataque sem precedente contra os combustíveis fósseis, situação que se inverteu depois de eclodir o conflito na Ucrânia.

Reportagem multimédia em Andriivka. Radiografia de uma aldeia sob ocupação russa durante 30 dias

Um “ataque sistemático” que acabou em fevereiro “porque houve um conflito num local muito longe que nem vou dizer o nome“, continuou Gabriel Lima.

Desde então, enfatizou, “já não somos odiados, por que querem mais petróleo mais gás, e a Covid-19 desapareceu. Agora dizem aos africanos: produzam mais gás, precisamos do vosso petróleo e do vosso gás”.

Gabriel Lima afirmou que os ministros africanos têm dado passos importantes, criando as suas próprias organizações de produtores e decidiram também criar um banco para financiar os seus projetos.

“Primeiro pensamos nas prioridades de África, depois vamos pensar nas dos outros países”, disse o ministro, incentivando à partilha de tecnologias e conhecimentos e à criação de infraestruturas próprias.

Na mesma linha de pensamento, o ministro dos Hidrocarbonetos do Congo, Bruno Richard Itoua, afirmou que os países produtores não devem ser os “bodes expiatórios” da transição energética, já que todos — produtores e consumidores — devem contribuir para a redução das emissões.

Destacou ainda que o petróleo e gás continuam a ser o motor da diversificação das economias e da melhoria de vida das populações africanas, pelo que estes países não devem renunciar ao seu desenvolvimento.

Para o ministro da Líbia, Mohamed Olin, compete aos africanos decidir o seu futuro:

“Não estamos contra ninguém na comunidade internacional, mas temos as nossas especificidades, os nossos problemas, as nossas circunstâncias“, sublinhou, dizendo que antes de se falar de transição energética é preciso falar de igualdade no acesso à energia.

A 8.ª edição do Congresso e Exposição de Petróleo Africano (CAPE VIII, na sigla inglesa), decorre entre 16 e 19 de maio na capital angolana.

“Transição Energética, Desafios e Oportunidades na Indústria Africana de Petróleo e Gás” é o lema desta CAPE VIII, que congrega em Luanda, os 15 membros da Organização Africana dos Países Produtores de Petróleo (APPO, na sigla inglesa) e mais cinco países observadores.

“É a arma mais barata que o homem conhece.” A violação está a ser usada como arma de guerra na Ucrânia?