O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, acusou esta terça-feira o Ocidente de considerar a Ucrânia como “material descartável na guerra híbrida” que está a travar contra a Rússia.

“Ninguém precisa da Ucrânia. A Ucrânia é material descartável na guerra híbrida total contra a Federação Russa”, disse o chefe da diplomacia russa numa conferência educacional com o tema “Novos Horizontes”, citado pela agência espanhola EFE.

Lavrov disse que esta circunstância “não levanta quaisquer dúvidas na mente de ninguém e foi declarada publicamente”.

“Por muito que odiemos admiti-lo, o mundo inteiro está contra nós”. Coronel russo na reserva condena estratégia de Putin na TV estatal

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Josep Borrell, o diplomata de topo da União Europeia, diz que’nesta guerra, a vitória deve ser alcançada no campo de batalha'”, referiu.

Segundo Lavrov, as autoridades norte-americanas e britânicas argumentam que não se pode permitir que a Rússia vença, que deve ser derrotada.

“Por outras palavras, a guerra que declararam não é entre a Ucrânia e a Rússia, mas entre o Ocidente e a Rússia (…). Tornou-se uma expressão comum que o Ocidente está pronto a lutar até ao último ucraniano. É muito correto“, acrescentou o ministro dos Negócios Estrangeiros.

Lavrov disse que a Ucrânia não é independente nas suas decisões, mesmo que as autoridades de Kiev o afirmem, e deu como exemplo as negociações russo-ucranianas após o início da “operação militar especial” da Rússia na Ucrânia, em 24 de fevereiro.

Moscovo diz que agora “não há quaisquer negociações” com Kiev

“Temos informações através de vários canais de que Washington e especialmente Londres estão a orientar os negociadores ucranianos e a regular a sua capacidade de manobra, e talvez tenham representantes diretamente em território ucraniano”, afirmou Lavrov.

O chefe da diplomacia russa acusou ainda os EUA e os seus aliados de quererem prolongar o conflito na Ucrânia.

“Quanto mais tempo durar, mais danos, ao que lhes parece, causará aos militares russos, à própria Rússia”, justificou.

Lavrov disse também que Moscovo tem informações de que Kiev não recebeu confirmação do Ocidente de que será o garante da segurança da Ucrânia.

“Isto também mostra que o Ocidente não precisa particularmente da Ucrânia, exceto como ponta de lança para irritar permanentemente a Federação Russa, para criar ameaças à nossa segurança”, insistiu.

A guerra na Ucrânia, que entrou esta terça-feira no 83.º dia, provocou um número por determinar de baixas e levou mais de 14 milhões de pessoas a fugir de casa, incluindo mais de 6,1 milhões para outros países.

Reportagem multimédia em Andriivka. Radiografia de uma aldeia sob ocupação russa durante 30 dias

A ONU calcula que cerca de 15 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

A generalidade da comunidade internacional condenou a invasão e impôs sanções económicas contra interesses russos.

A União Europeia e países como os Estados Unidos e o Reino Unido têm fornecido armamento à Ucrânia na luta contra as forças russas.

“É a arma mais barata que o homem conhece.” A violação está a ser usada como arma de guerra na Ucrânia?