Portugal é o quarto país da União Europeia (UE) “com maior proporção de acessos com 100 Mbps ou mais”, refere a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) No retrato das comunicações eletrónicas em Portugal em 2021, divulgado esta terça-feira.

No Dia Mundial das Telecomunicações, assinalado esta terça-feira, o regulador divulga uma nota sobre o estado das telecomunicações em Portugal e como se comparam a nível da UE, apontando que as comunicações eletrónicas “são imprescindíveis na sociedade moderna”.

A Anacom aponta que, “nas famílias portuguesas a taxa de acesso à banda larga fixa [é] de 81% (77% UE)” e “a banda larga móvel representa 47% dos acessos (58% UE)”.

A nível global, o acesso à internet residencial em Portugal “situa-se nos 87%, abaixo dos 92% da UE. Em sentido inverso, “o telefone fixo ainda é relevante em termos nacionais, com mais de 50 acessos por cada 100 habitantes, contrariando a tendência de queda na maioria dos países da UE, que têm 35,6 acessos por cada 100 habitantes”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A utilização de banda larga fixa nas empresas “é de 95% (94% UE) e a banda larga móvel representa 69% (72% UE)”, adianta a Anacom, numa nota.

O regulador refere ainda que “a utilização individual de serviços ‘Over-The-Top [OTT, que usam a Internet para distribuir os seus serviços] cresceu no caso do instant messaging, com 75% (70% UE) e das chamadas de voz e vídeo 66% (65% UE)”.

Por sua vez, as redes sociais, a frequência de cursos online e a utilização de material de aprendizagem online também foram acima da média da UE, 65% (57% UE), 20% (18% UE) e 27% (21% UE) respetivamente”, prossegue a Anacom.

O uso de internet banking “situou-se nos 53%“, abaixo dos 58% da União Europeia.

No ano passado, “os dados parecem indicar uma alteração dos comportamentos individuais de utilização da Internet na sequência da pandemia de Covid-19, que levou a níveis sem precedentes de teletrabalho e de aulas à distância, provocou um aumento extraordinário da utilização de serviços de comunicações e uma alteração dos padrões de consumo”, salienta o regulador.