O Tribunal de Coimbra condenou esta quinta-feira um homem de 51 anos a internamento em estabelecimento de saúde por ter tentado matar o irmão com recurso a uma faca, em agosto de 2021.

O arguido, diagnosticado com esquizofrenia e declarado inimputável, foi condenado a internamento em estabelecimento para tratamento, por um período mínimo de três anos e máximo de 16 anos, que pode ser prolongado caso a doença e o perigo se mantiverem, disse a presidente do coletivo de juízes.

Segundo o Tribunal de Coimbra, mantém-se “o perigo de continuar a praticar atos semelhantes”.

O coletivo decidiu também substituir a prisão preventiva por internamento preventivo “em estabelecimento com valência psiquiátrica”.

O arguido, que residia em Coimbra na casa da mãe, onde o seu irmão também pernoitava duas vezes por semana para prestar assistência à progenitora.

A 24 de agosto de 2021, por volta das 07h45, o arguido, “sem que nada o fizesse prever”, ter-se-á dirigido ao quarto onde pernoitava o irmão, que estava a dormir, e desferiu vários golpes com uma faca de cozinha, na região jugular direita, na omoplata e ombro, no sobrolho e na mão direita, refere o Ministério Público, na acusação a que a agência Lusa teve acesso.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na sequência dos gritos da vítima, a mãe foi ao quarto em seu auxílio e conseguiu evitar que o arguido prosseguisse com as agressões.

De acordo com a acusação, o arguido acreditava que o irmão teria “atentado contra a vida de uma sua ex-namorada, de há mais de 20 anos, nutrindo por ele sentimentos de ódio e de vingança”.

Segundo o Ministério Público, o arguido tem sintomas psicóticos, como delírios de temática paranóide e alucinações auditivo-verbais.