O Infarmed recebeu nos primeiros três meses do ano 48 pedidos de autorização para ensaios clínicos, autorizou 39 (81,2%) e o tempo médio de decisão aumentou para 44 dias úteis, segundo dados do Infarmed.

Durante o ano passado foram recebidos 175 (187 em 2020) pedidos para autorização de ensaios clínicos e autorizados 144 (155 em 2020), tendo o tempo de resposta aumentado de 22 para 33 dias úteis, de acordo com a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed).

Tal como tinha vindo a acontecer em anos anteriores, mais de metade dos ensaios autorizados no primeiro trimestre deste ano foram na área da oncologia (22), seguindo-se os que envolvem os sistemas nervoso central e o gastrointestinal e metabólico (cinco cada).

Em 2021 as áreas prioritárias foram idênticas, com a oncologia a liderar os pedidos (73), seguida do sistema nervoso central (26) e o gastrointestinal e metabólico (22).

Os dados mostram que a maioria dos pedidos parte da indústria farmacêutica (44 no primeiro trimestre do ano e 167 em todo o ano passado), sendo os restantes académicos (quatro nos três primeiros meses do ano, metade dos oito recebidos no ano passado).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em janeiro deste ano entrou em vigor um novo regulamento europeu de ensaios clínicos, para retirar burocracia e tempo ao processo, fazendo com que o promotor que quer desenvolver o ensaio submeta o pedido uma única vez (em vez de ser país a país, como antigamente), através de uma plataforma informática.

O objetivo do novo regulamento é harmonizar os processos de apresentação, avaliação e supervisão de ensaios clínicos na UE.

Esta quinta-feira, no âmbito do Dia Internacional do Ensaio Clínico, que se assinala na sexta-feira, vai decorrer, na Reitoria da universidade do Porto, o “1.º Encontro de Investigação Clínica”.

Esta iniciativa é promovida pela Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), juntamente com a APIFARMA, o Infarmed, a Rede Portuguesa de Infraestruturas para a Investigação Clínica (PtCRIN) e a Plataforma Nacional da European Patients’ Academy on Therapeutic Innovation (EUPATI – PT).

O Dia Internacional do Ensaio Clínico celebra-se a 20 de maio para assinalar a realização, em 1747, pelo médico escocês James Lind, daquele que é considerado o primeiro ensaio clínico randomizado, com o objetivo de tratar marinheiros com escorbuto que seguiam a bordo de um navio da Marinha Real Britânica.