Vangelis, o mais conhecido compositor grego, morreu esta terça-feira à noite, aos 79 anos. A notícia foi confirmada à agência de notícias de Atenas pelo escritório de advogados que representa o compositor. Não foi adiantada a causa da morte. De acordo com a imprensa grega, Vangelis estava internado num hospital em França, com Covid-19.

Kyriakos Mitsotakis, primeiro-ministro da Grécia, reagiu à morte de Vangelis no Twitter. “Vangelis Papathanassíou não está mais connosco. O mundo da música perdeu o [artista] internacional Vangelis. O protagonista do som eletrónico, dos Óscares, do mito e dos grandes sucessos”, afirmou.

Nascido Evángelos Odysséas Papathanassíou, em Vólos (a norte de Atenas), em 1943, Vangelis mostrou desde cedo interesse no mundo da música. Em casa dos pais, costumava fazer experiências com sons que produzia a partir de panelas ou vidros.

Responsável pela banda sonora de filmes como “Momentos de Glória” (1981), pelo qual recebeu um Óscar, ou “Blade Runner” (1982), o compositor não teve formação musical, o que, de acordo com a agência Reuters, contribuiu para o desenvolvimento da sua criatividade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

[“Chariots Of Fire”, de Vangelis, da banda sonora do filme “Momentos de Glória”]

A sua carreira musical começou no mundo do rock. Aos 25 anos, na sequência de um golpe militar que pôs fim à democracia grega, trocou a Grécia por França. Foi na capital francesa que fundou, em 1968, com Demis Roussos, Loukas Sideras e Anargyros “Silver” Koulouris a banda de rock progressivo Aphrodite’s Child. O grupo ficou conhecido por temas como “Rain and Tears”, “The Four Horsemen”, “Marie Jolie” e “Spring, Summer, Winter & Fall”.

Em Paris, Vangelis deixou-se fascinar pela música eletrónica e pelo som do sintetizador, que constituiria a base da sonoridade que, anos mais tardes, se tornaria a sua marca. O compositor estreou-se a solo em 1974, com o álbum Earth.

Apesar de ter alcançado algum sucesso na cena do rock progressivo no início dos anos 70, Vangelis não se sentia confortável com as espectativas de um artista comercial. Aos poucos, começou a recolher-se o estúdio que criou em Londres. A agência Reuters recorda que foi nos Nemo Studios que compôs a banda sonora para o filme “Momentos de Glória”, de Hugh Hudson, sobre dois atletas britânicos nos Jogos Olímpicos de 1924. A banda sonora foi um tributo ao seu pai, um velocista amador.

O tema da longa-metragem chegou a atingir o primeiro lugar no top nos Estados Unidos da América.

[“Ill Find My Way Home”, de Jon & Vangelis, ao vivo no programa “Top Of The Pops”, em 1982:]

Nos anos 80 e 90, Vangelis compôs música para vários filmes e documentários. Ainda na década de 1980, criou com Jon Anderson, vocalista dos Yes, o projeto Jon & Vangelis, com o qual lançou vários discos. Vangelis conheceu Anderson nos anos 70 e costumava assistir a ensaios dos Yes.

Com mais de 50 anos de carreira e mais de 50 discos editados, Vangelis é considerado um dos nomes maiores da música eletrónica e o compositor grego mais famoso.