A Área Metropolitana de Lisboa (AML) anunciou a abertura de um concurso de 121,5 milhões de euros para financiar um plano metropolitano que pretende combater situações de carência e exclusão social em comunidades desfavorecidas da região.

Em comunicado, a AML indica que o investimento agora a concurso, com candidaturas até 30 de junho, faz parte da segunda fase de operações do Plano Metropolitano de Apoio às Comunidades Desfavorecidas, no âmbito da componente de respostas sociais do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A verba será aplicada até 31 de dezembro de 2025 em 31 operações integradas locais junto destas comunidades.

Este plano metropolitano pretende desenvolver uma abordagem integrada para promover a inclusão social de comunidades desfavorecidas e que vivem em situação de carência e exclusão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As verbas serão investidas em obras, construção e ações imateriais sobre as múltiplas vulnerabilidades sócio-territoriais, envolvendo atores locais e setoriais (nacionais), de acordo com as características, problemas e oportunidades de cada comunidade, identificadas a partir de diagnósticos locais participados”, explicou a AML.

A AML irá agora realizar reuniões com os 18 municípios que a compõem, entre 30 de maio e 3 de junho, “para partilha de planos, dúvidas e esclarecimentos”.

Cabe à AML, em articulação com os municípios, a Estrutura de Missão Recuperar Portugal e outras entidades, gerir a concretização das intervenções, o seu acompanhamento, auditoria e avaliação tendo em vista a realização dos investimentos aprovados.

Fazem parte da AML os municípios de Alcochete, Almada, Barreiro, Amadora, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sintra, Sesimbra, Setúbal e Vila Franca de Xira.