O ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes foi o nome escolhido para dirigir o Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, avançou esta sexta-feira a SIC Notícias e confirmou o Observador. O ex-governante irá ocupar o cargo de presidente do Conselho de Administração da unidade hospitalar (funções não executivas).

Adalberto Campos Fernandes foi convidado para integrar o Conselho de Administração no início da semana, sendo que o seu nome também foi aceite pela Parpública.

Anteriormente, o cargo era ocupado pelo atual provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Edmundo Martinho.

Já Francisco Ramos, ex-coordenador da task force de vacinação contra a Covid-19, deixa o cargo de presidente da Comissão Executiva, sendo substituído por Carlos Sá.

O também ex-secretário de Estado saiu da coordenação da task force e da direção da unidade hospitalar após terem sido apuradas “irregularidades no processo de seleção para a vacinação de profissionais de saúde do Hospital da Cruz Vermelha”. Uma das alegadas ilegalidades detetadas foi a vacinação de um médico que estava de baixa há um ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Hospital da Cruz Vermelha e Santa Casa não dizem que “irregularidades” foram detetadas. IGAS está a investigar

Adalberto Campos Fernandes foi presidente do Conselho de Administração do Hospital de Santa Maria, do Hospital Pulido Valente e do Centro Hospitalar de Lisboa Norte. Foi também ministro da Saúde do primeiro governo de António Costa de 2015 a 2018. Saiu após uma remodelação do primeiro-ministro, tendo sido substituído por Marta Temido.

*Notícia editada às 03h00 de 21 de maio de 2022. Adalberto Campos Fernandes foi substituir Edmundo Martinho e não Francisco Ramos.