A administração da segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 a idosos com 80 ou mais anos e a residentes nos lares arrancou esta segunda-feira nas ilhas Terceira e Santa Maria, anunciou o Governo Regional dos Açores.

De acordo com uma nota publicada na página da Internet do executivo, “nos dias subsequentes, o mesmo acontecerá nas restantes ilhas, por forma a que na próxima semana o processo contemple todo o arquipélago“.

A segunda dose de reforço destina-se a pessoas com 80 ou mais anos de idade e aos residentes em estruturas residenciais para idosos, incluindo as pessoas que recuperaram de infeção por SARS-CoV-2″, lê-se ainda na mesma nota.

Segundo a Direção Regional da Saúde, “a finalidade principal da administração, nesta fase, é a proteção contra doença grave e morte por Covid-19 destas populações de maior risco e mais vulneráveis”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Direção Regional esclareceu ainda que a vacina para utentes que não residam em estruturas residenciais para idosos “será articulada pelas respetivas unidades de saúde de ilha”.

Em 13 de maio, o secretário Regional da Saúde, Clélio Meneses, revelou, em declarações aos jornalistas na Horta, à margem do plenário da Assembleia Legislativa Regional, que os Açores iriam antecipar para este mês a segunda dose de reforço da vacina para idosos com mais de 80 anos e residentes em lares.

De acordo com o mais recente boletim da Autoridade de Saúde Regional, a região conta com 4.546 casos ativos de infeção.

Segundo a mesma entidade, já foram administradas nos Açores 554.665 doses da vacina contra a Covid-19.

Têm vacinação primária completa na região 217.156 pessoas (91,8%) e já receberam a vacinação de reforço 124.307 pessoas (55,6%).

Desde o início da pandemia foram identificados nos Açores 93.180 casos de infeção pelo SARS-CoV-2, tendo ocorrido 88.191 recuperações e 111 óbitos.