O Presidente norte-americano, Joe Biden, deixou, esta segunda-feira, rasgados elogios ao seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Num texto dedicado ao Presidente ucraniano por este ter sido eleito pela revista TIME como uma das 100 pessoas mais influentes em 2022, o chefe de Estado norte-americano salientou que o povo ucraniano “tem um líder valioso e compatível com a sua bravura e resiliência”.

“Sempre que falamos ao telefone, ouço na voz do Presidente Zelensky a determinação de um homem que acredita profundamente no seu dever perante o seu povo e que vive diariamente a responsabilidade solene de liderar o país durante durante tempos negros e difíceis”, disse Joe Biden.

Defendendo que Zelensky inspira as nações do mundo livre, o líder da Casa Branca garantiu que o Ocidente está “mais unido, determinado e tem um propósito” — ajudar a Ucrânia a enfrentar a invasão russa: “Com o apoio dos EUA, dos aliados e parceiros, [o Presidente ucraniano] deixou uma marca na História”.

O Chefe de Estado ucraniano é uma prova da resistência da Ucrânia, assinalou o Presidente norte-americano, que garantiu que o país vai concretizar o “futuro democrático” a que aspira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR