Kim Jong-un marcou presença este domingo no funeral de um importante funcionário governamental, informou a agência estatal da Coreia do Norte, KNCA. Essa “importante” figura era Hyon Chol-hae, um marechal do exército do país que, segundo a Associated Press, terá desempenhado um papel chave em preparar o líder norte-coreano para o cargo que desempenha atualmente.

Trump e Kim estão apaixonados desde o primeiro encontro, mas falta ação. Será agora?

Foram reveladas fotos do cortejo fúnebre – as que se vê abaixo, partilhadas por um cibernauta no Twitter. A fotografia da esquerda mostra Kim Jong-un de rosto sério e a carregar o caixão daquele que terá sido o seu mentor. Quase duas semanas depois do primeiro caso oficial de Covid-19 registado e de dezenas de milhares de casos de uma “febre estranha” contabilizados, o líder norte-coreano não está a usar máscara, ao contrário das restantes pessoas presentes na imagem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Vários soldados e cidadãos saíram às ruas quando o caixão de Hyon seguia para o cemitério como forma de expressar as suas condolências, de acordo com a agência KCNA.

Já no cemitério, como se pode observar na foto da direita, Kim Jong-un está ajoelhada a atirar terra com as próprias mãos para a sepultura do antigo marechal.

O nome de Hyon Chol-hae será sempre lembrado juntamente com o ilustre nome de Kim Jong-il”, afirmou Jong-un.

Kim Jong-un chorou, na semana passada, quando foi prestar homenagem a Hyon num “espaço de luto”. A causa da morte não é conhecida.