O Governo prevê angariar cerca de 129 milhões de euros em multas por infrações do Código da Estrada este ano — o valor mais alto dos últimos anos e um aumento muito significativo, de 47 milhões, face ao ano passado.

O Correio da Manhã escreve esta segunda-feira que o valor está inscrito no Orçamento do Estado, que começa esta semana a ser discutido e votado na fase da especialidade, no Parlamento.

No documento, é o próprio Executivo que reconhece o “aumento significativo”, que se justifica em grande parte com a instalação de novos radares nas estradas portuguesas, como parte da expansão da rede nacional de fiscalização automática de velocidade (SINCRO).

Só por aí, o Governo planeia conseguir aumentar em 13 milhões de euros as receitas com multas.

A potencial subida de receitas explica-se tendo em conta que 30 dos 50 novos radares permitem detetar a velocidade instantânea e 20 conseguem calcular a velocidade média — o que significa que não valerá a pena travar enquanto se passa por um radar, uma vez que os novos dispositivos vão conseguir saber a que velocidade se estava a andar e se os limites foram ultrapassados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Governo com “pouca margem” para alterar Orçamento. Mais próximo do Livre e longe da geringonça

O Orçamento será, assim, votado na especialidade esta semana, ponto por ponto, até sexta-feira, dia em que acontecerá a votação final global do documento, o primeiro Orçamento da maioria absoluta de António Costa.