O projeto da terceira fase da variante de Vila Meã, em Amarante, vai estar concluído até ao final do ano e a obra arrancará em 2023, indicou nesta segunda-feira o presidente daquela câmara do distrito do Porto.

Segundo o autarca, José Luís Gaspar, a execução do projeto decorre em bom ritmo, o que deverá permitir, “se tudo correr bem”, lançar a empreitada no próximo ano.

O presidente da Câmara de Amarante recordou que a segunda fase do Eixo Viário Central de Vila Meã, como é conhecida a infraestrutura que foi inaugurada no domingo, deu continuidade à primeira, permitindo melhorar a fluidez rodoviária no segundo polo urbano do concelho e aproximar a localidade das autoestradas que servem o território.

A derradeira fase do eixo viário ligará à Avenida Nova e ao Largo da Feira, em Ataíde.

“Com estas obras, acredito que vai ser possível devolver a Vila Meã aquilo que lhe pertence, que é uma nova centralidade na região”, observou o autarca, anotando o dinamismo económico e demográfico daquela zona do concelho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A segunda fase custou cerca de um milhão de euros, correspondendo a cerca de 400 metros, ligando a Ponte da Pedra ao ponto onde terminou o primeiro lanço. A aquisição dos terrenos custou 250 mil euros, segundo a autarquia.

Em 2018 foi inaugurada a primeira fase, assegurando então uma ligação rápida da zona do quartel dos bombeiros voluntários ao nó das autoestradas A11 e A4. O conjunto de ambas as fases já executadas corresponde a um investimento de 3,5 milhões de euros.

A Câmara de Amarante atribuiu à variante o nome de Avenida Jorge Magalhães Mendes, antigo vice-presidente da câmara, falecido em 2018.