O cardeal de Hong Kong, Joseph Zen, compareceu esta manhã em tribunal, negando uma alegada falha no registo de um fundo humanitário para apoiar manifestantes pró-democracia.

Figura proeminente da Igreja Católica da Ásia, Zen, de 90 anos, foi detido no início de maio, juntamente com outras figuras pró-democracia — incluindo a cantora Denise Ho e a advogada Margaret Ng — ao abrigo da lei de segurança nacional do território, tendo sido libertado sob fiança no mesmo dia.

Papa diz ter esperança de que Igreja na China possa operar em liberdade

Os arguidos compareceram no Tribunal de West Kowloon, esta terça-feira, declarando-se inocentes. O julgamento tem início em 19 de setembro.

À saída da audiência, Joseph Zen não respondeu às questões dos jornalistas, segundo escreveu o jornal de Hong Kong South China Morning Post.

O vigário-geral de Hong Kong, Joseph Chan, assistiu à sessão, embora tenha referido que não estava em representação da diocese.

“Era meu professor, por isso vim”, disse à agência France Press (AFP), acrescentando que está muito preocupado com a saúde do católico.

O grupo administrava um fundo, entretanto extinto, que se ofereceu para pagar despesas legais e médicas de alguns manifestantes pró-democracia dos protestos de Hong Kong em 2019.

Foram detidos por “conspirar com forças estrangeiras”, uma acusação que implica prisão perpétua, ao abrigo da lei de segurança nacional.

No entanto, o tribunal recebeu até ao momento apenas a acusação da falha no registo do Fundo de Ajuda Humanitária 612 junto da polícia, um crime que não será julgado à luz da legislação da segurança nacional e que implica o pagamento de uma multa máxima de dez mil dólares de Hong Kong (1.190 euros), refere a AFP.

A investigação ao estabelecimento deste fundo teve início após um dos administradores, o académico Hui Po-keung, ter sido detido no aeroporto quando estava prestes a embarcar para a Europa, onde iria ocupar um cargo de professor.

A prisão do Cardeal Zen provocou indignação da comunidade internacional, que acusa a China de pôr fim a liberdades outrora conferidas em Hong Kong.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR